EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE HANSENÍASE EM JUAZEIRO É FINALISTA EM MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL

blogqsp.hanseníaseA ação desenvolvida pela equipe do Programa de Hanseníase de Juazeiro em 2012 trouxe bons resultados, garantindo a apresentação do trabalho intitulado “Hanseníase em município hiperendêmico da Bahia: visita domiciliar como mecanismo de melhora dos indicadores epidemiológicos”, na 13ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (EXPOEPI), mostra competitiva, que acontecerá de 15 a 18 de outubro, em Brasília.

“Durante todo ano os profissionais realizaram visitas domiciliares aos pacientes, sobretudo aqueles que apresentavam maiores riscos de não adesão ao tratamento. Com o apoio das Equipes de Saúde da Família, o projeto trouxe visibilidade e bons resultados ao município”, afirmou o coordenador do Programa de Hanseníase em Juazeiro, Carlos Dornels.

Segundo informações do coordenador do Programa, como resultado, em 2012, o município atingiu a melhor proporção de exames de contato dos últimos 10 anos, chegando a proporção de 92,69% de contatos examinados. O número de casos curados passou de 94,51%, em 2011, para 96,5%, em 2012.

Outro indicador que demonstrou melhora foi a proporção de abandono que caiu pela metade (em 2011, a proporção foi de 4,27%, enquanto em 2012, a proporção foi de 2,20%), representando a menor proporção de abandono dos últimos cinco anos.

“O Município de Juazeiro tem buscado constantemente melhorar a qualidade da assistência prestada aos pacientes, bem como tem se preocupado em fortalecer as ações de enfrentamento à doença. Juazeiro fica muito feliz com mais este reconhecimento do esforço da equipe do Programa de Hanseníase, que coloca o município mais uma vez em destaque no país e confirma que o prefeito está na direção certa”, frisou o secretário da Saúde, Cássio Garcia.

Vânia Castro/Assessoria SESAU

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *