7ª edição do Vinhuva Fest terá a participação do agricultor familiar


Agregar o agricultor familiar. Este é o diferencial da 7ª Feira do Vinho e da Uva do Nordeste -Vinhuva Fest 2011), que acontece entre 6 e 8 de outubro no Parque de Eventos da Uva e do Vinho, em Lagoa Grande-PE.
Oficializada na última sexta-feira (19), no Buffet Festa Viva, Centro de Petrolina, coordenadores da Festa da Uva apresentaram as novidades da feira, que além de priorizar o pequeno produtor da região focará na retomada do crescimento do Pólo Vitivinícola do Vale do São Francisco. Para a prefeita Roze Garziera o evento é importante não só para Lagoa Grande e sim para todo o Vale. “O maior objetivo é fazer com que os olhos dos investidores se voltem para o nosso município, para a nossa região. Que eles percebam a nossa potencialidade e invistam no local, gerando emprego e renda para o nosso povo”, disse Roze. 
Ainda de acordo com a prefeita a Vinhuva Fest é a maior alavancadora da economia no município. “Na primeira edição conseguimos trazer cinco empresas, hoje já instaladas fazendas de uva e vinho que geram emprego e aquecem a economia local”, explica. Até a sexta edição a Feira focava a vinda das grandes empresas, dos grandes investidores para o Pólo Vitivinícola, mas com a participação do agricultor familiar e a potencialização do turismo rural, a Vinhuva Fest, explica a prefeita, agregar estes pequenos produtores que na Serra Gaucha, principal região produtora do país, forma uma cadeia com 900 mil pequenos produtores, contra 40 mil grandes empresários do setor”, acrescentou.
Empresários do sul do país também foram convidados a fazerem bons negócios. “Não basta trazer apenas multinacionais, mas sim sentimos a real necessidade da participação do povo para a criação de uma cultura. A ideia é inserir os produtores de forma que atraia a indústria para que elas fomentem tecnologia, conhecimentos, agregue valores e incentive a produção de outras culturas agrícolas e influencie positivamente o enoturismo, multiplicando as oportunidades”, argumentou Jorge Garziera, curador do Vinhuva Fest, ex- prefeito e atual secretário de Governo de Lagoa Grande.
Garziera disse ainda, que a intenção é acabar cada vez mais o sistema escravagista. “A participação do agricultor acaba com a ideia de o trabalhador trabalha e recebe e sim fortalece a participação ativa desse agricultor que é remunerado dignamente pela sua atividade”, completa.
O lançamento foi exclusivo para a imprensa e integrou a programação da reunião ordinária do Conselho Estadual de Turismo (Contur).
A Feira 
A feira deverá acontecer entre 6 e 8 de outubro no Parque de Eventos da Uva e do Vinho, localizado na parte central do município com 55 mil metros quadrados de área. A prefeita Roze Garziera visitou recentemente órgãos do Estado e algumas secretarias estaduais como a de Desenvolvimento Econômico, de Turismo e de Agricultura e Reforma Agrária. Nas audiências com os secretários Geraldo Júlio, Alberto Feitosa e Ranilson Ramos, respectivamente, a prefeita contou que os secretários foram bastante receptivos com o projeto da Vinhuva Fest 2011.
A última Vinhuva Fest aconteceu há dois anos com média de público diário de 25 mil pessoas que prestigiaram os estandes da feira com a presença de todas as vinícolas da região com degustação das marcas produzidas no Pólo Vitivinícola, cursos, seminário da vitivinicultura, festival do artesanato, festival folclórico e cultural do vale, exposição de máquinas e equipamentos, feira dos municípios e os shows artísticos.


Por Mônia Ramos

Fotos: Farnesio Silva

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *