Iniciada a instalação da rede coletora de esgoto na Chefic Koury



Há duas semanas, funcionários do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), em Juazeiro, iniciaram as obras de recuperação da Avenida Chefic Koury, no bairro João Paulo II. A inexistência de uma rede coletora de esgoto no local em todos esses anos era a principal causa dos constantes buracos, deixando a Avenida praticamente intrafegável, prejudicando a vida de moradores e motoristas. 

A obra passará, praticamente, pelo mesmo procedimento que foi feito na Avenida Benedito Almeida de Moraes, a Avenida da Estação de Piranga, entregue a sociedade no dia 9 de agosto, totalmente recuperada pela Prefeitura e o SAAE. Neste momento a equipe do SAAE está realizando o assentamento dos… tubos para a construção da rede coletora de esgoto. Para a rede convencional já foram instalados uma média de 132m de tubulação, de um total de 800m com cano de 400 milímetros; e na rede condominial 350m de tubulação, do total de 1600m com cano de 100 milímetros.

Outra etapa da obra, que está em fase final, é a troca dos braços de iluminação, com lâmpadas e luminárias mais modernas, o que irá garantir maior iluminação no local e segurança para a comunidade. A obra vai beneficiar mais de 35 mil pessoas que moram no bairro e circulam diariamente no local, além da população do entorno. 

O morador José dos Santos revela que a obra era aguardada por todos. “Com certeza agora diminuirão os mosquitos que tanto incomodam a população e além do mais, evitará que doenças sejam transmitidas pelos esgotos a céu aberto”, declarou.

“Esta Avenida estava intransitável, tinha muito buraco e poeira, e com isso prejudicava meu estabelecimento, porque todos os dias tínhamos que limpar mais de três vezes as mercadorias. Eu não acreditava que essa obra iria acontecer, até porque passaram várias gestões e ninguém fez nada. Agora sim, estou acreditando na mudança e acredito que quando a obra terminar só irá trazer benefícios para todos nós que moramos na avenida, como também para o bairro João Paulo II”, falou entusiasmado o comerciante, Roberto Batista da Silva, dono há cinco anos de um mercadinho no local.

Redes coletoras – Investimentos

Em dois anos e meio, os investimentos realizados pelo SAAE na construção de redes coletoras de esgoto e na oferta de água (aumento de 40%), já passa dos R$ 5 milhões. A construção de redes coletoras de esgoto atende hoje as ruas Mulungus e cinco travessas do Loteamento Jardim Alencar, com a instalação de 1.100m de tubulação; da Serra da Batateira até o bairro João Paulo II, foram 1430m de rede, beneficiando 1.000 mil famílias do Programa Minha Casa, Minha Vida; do Complexo Policial até o Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, foram 500m de tubulação, beneficiando também o IML, Detran e Terminal Rodoviário; além das 22 mil ligações domiciliares do PAC que estão sendo realizadas na sede do município. Após conclusão, a cidade estará 95% saneada.

Com relação à oferta de água tratada, o órgão adquiriu 13 novos filtros, construiu adutoras para atender aos bairros Alto do Cruzeiro, Alto do Alencar, João XXIII, Dom Tomaz e Pio XI; outra no bairro João Paulo II, duplicando a capacidade de abastecimento para o bairro; e para atender do bairro Piranga ao Antônio Conselheiro, como também da Serra da Batateira até o bairro João Paulo II, e o novo Residencial São Francisco com 2.500 famílias uma nova adutora com 3.450m.

“O trabalho tem sido árduo na tentativa de resolver e amenizar o quanto antes os problemas no que se refere ao saneamento básico e ao abastecimento de água no município de Juazeiro”, declarou o diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *