Desafio e adrenalina em Sobradinho e Casa Nova


Sobradinho e Casa Nova sediam II edição do Desafio dos Sertões

desafiosertao2
O frio do maior lago artificial do mundo, as estradas carroçais, trilhas desconhecidas e serras com pedras e espinhos não são obstáculos para quem vive de aventuras. O II Desafio dos Sertões, realizado entre os dias 13 e 14 no Lago de Sobradinho, reuniu competidores de Juazeiro, Petrolina, Recife, Salvador, Feira de Santana, Alagoas, Brasília e Minas Gerais.
Com apoio da Federação Baiana de Corrida de Aventura – FBCA, a competição teve corrida, orientação, remo, bike, travessias verticais e natação. Num percurso de 146 quilômetros, 120 atletas divididos em quartetos e dupla, enfrentaram os fortes ventos e o frio do lago, durante 24 horas. Todos os quartetos são obrigados a presença de uma mulher que competem de igual para igual com os homens. A atleta Diana Gomes, com diversos títulos em nível estadual e nacional, participando pela primeira vez do circuito, disse não temer os obstáculos e que o medo é vencido pela sensação de aventura. Juazeiro com a equipe Carranca, que no ano passado conseguiu a segunda colocação do desafio.
Para Daniel Mariano, vice diretor do Desafio dos Sertões, a competição é lazer e divertimento sem esquecer os riscos que o percurso oferece. Ele considera o frio no lago (pode chegar a 12 graus na madrugada) a parte mais difícil do desafio. Daniel explica que essa prova segue o regulamento nacional, faz parte do Campeonato Nordestino e ranqueia para o campeonato Nacional. Segundo ele, boa parte dos competidores são amadores e muitos buscam na prova e emoção, apreciar a beleza do percurso e fazer novos amigos.
A largada do Desafio dos Sertões aconteceu na manhã de sábado (13), na Barragem de Sobradinho, com chegada no domingo (14) no Porto de Casa Nova, tendo como vencedor o quarteto Extreme, de Salvador, ficando na segunda colocação os Kabas, de Alagoas.
Todas as modalidades estipuladas pela Federação Baiana de Corrida de Aventura – FBCA farão parte do Desafio: trekking, montain bike, natação, canoagem e técnicas verticais, numa “brutalidade” que também será válida pelo Campeonato Nordestino de Aventura – CNA e pelo Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura – RBCA. O evento contou com o apoio das prefeituras de Sobradinho e Casa Nova.desafiosertoes3

 

Por Antonio Pedro
Fotos: Mônia Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *