Prefeitura de Juazeiro anuncia segundo aumento do ano para os professores

 


Reajuste salarial, Abono, Premiação e novas aquisições foram alguns dos projetos anunciados pelo prefeito Isaac Carvalho durante uma coletiva de imprensa ocorrida na manhã de hoje (15), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com as presenças do secretário de Educação, Plínio Amorim; do sub-secretário Estadual de Relações Institucionais Pedro Alcântara e do presidente da APLB Antônio Carlos. 
Os projetos, que sofreram algumas modificações, antes de serem encaminhados para a apreciação da Câmara Legislativa deverá ser pauta de discussão ainda hoje na sessão ordinária, afirmou o secretário Plínio Amorim. No entanto, “O Pacotão da Educação”, termo utilizado pelo chefe do executivo, já prevê um reajuste salarial de 3% para os profissionais de educação do município; um abono de salário, que será disponibilizado ainda no mês de setembro, para que esses profissionais (professores, gestores e orientadores) adquiram notebooks; a realização de projetos de incentivo ao magistério com o Prêmio Inovar; a construção de uma Escola de Formação de Professores; e a contratação de professores substitutos…


O reajuste do salário será retroativo ao mês de janeiro, passando de R$ 1.187 para R$1.196. De acordo com o secretário Plínio Amorim, este foi um aumento complementar, somando um reajuste universal, desde o início da gestão, de 40,15%, colocando o piso salarial de professores do município, acima do piso nacional. O incentivo à compra de notebooks foi uma sugestão da APLB, mas não torna obrigatória a compra, porém a orientação do governo é de que os professores invistam na aquisição de equipamentos tecnológicos para “dinamizar a aprendizagem como forma de melhorar a política educacional do município”, disse o prefeito Isaac.
O presidente da APLB relata que a iniciativa do governo atende os anseios da categoria, mas que continuará lutando por novos reajustes. “Nos oito anos dos governos anteriores, o reajuste do salário dos profissionais da educação foi de 28%. No governo Isaac, já tivemos 40%, então a gente se sente contemplado, mas ainda precisamos avançar”, comentou.
O concurso “Inovar gestão, inovar mestre”, terá o objetivo de premiar escolas e professores que desenvolverem ações exitosas de aprendizagem alternativa. A lei deverá ser votada pela Câmara de Vereadores e só a partir do próximo ano será aplicada, quando entrará no orçamento do município.



Viagem à Brasília
O prefeito Isaac Carvalho prometeu trazer mais novidades para a área de educação. Ele estará hoje (16), em Brasília atendendo ao convite da Presidenta Dilma Rousseff, para buscar novidades para o avanço educacional do município.

 


Por Mônia Ramos




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *