JUAZEIRO REALIZA 1º OFICINA AIDPI- NEONATAL EM ATENÇÃO À SAÚDE DE MENORES DE DOIS MESES

_DSC9417Médicos e enfermeiros da rede de atenção básica, especializada e da área de urgência de Juazeiro participam até a próxima sexta-feira, 13, das 8h às 18h, da 1º Oficina para Formação de Facilitadores para a Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância Módulo de Neonatologia (AIDPI-Neonatal), uma parceria do município com o Estado da Bahia.

O curso começou nesta quarta-feira, 11, no Grande Hotel de Juazeiro, e visa melhorar a atenção voltada às crianças menores de dois meses de idade, diminuindo as sequelas ou complicações que podem afetar a saúde da criança, é o que afirma a pediatra Maria Rosário Ribeiro Barreto, que também trabalha na área técnica de saúde da criança na Secretaria Estadual da Bahia.

A pediatra destaca a importância da formação para redução da mortalidade neonatal, como também os índices de mortalidade materna. “O curso é voltado às Equipes de Saúde da Família (ESF) e pretende melhorar os cuidados direcionados às gestantes, avaliando os riscos da gravidez e quais os cuidados que devem ser adotados durante o pré-natal. A iniciativa também fortalece os encaminhamentos aos serviços especializados ou de urgência, por isso é importante que os profissionais das outras áreas entendam os critérios de risco na atenção básica e compreendam quais tipos de classificações graves estão sendo encaminhadas” informou Rosário Barreto.

Para a enfermeira da ESF da Unidade Básica de Saúde de Maniçoba, Natália de Lima Melo, o curso além de oferecer aperfeiçoamento profissional, também reforçará os cuidados oferecidos a criança. “Por ser uma população frágil, que não fala e não sabe o que quer, além de ser um público que atendemos diariamente, é necessário melhorar os cuidados ofertados, para que as formas de prevenção sejam fortalecidas e as doenças identificadas precocemente. O curso vai trabalhar várias diretrizes durante os atendimentos, melhorando os prognósticos e ajudando a reduzir a mortalidade infantil”, falou.

Este curso faz parte de mais um esforço da gestão que comprova o reforço em manter iniciativas que contribuíram para conquista do município, ano passado, dos Selos Unicef e Prefeito Amigo da Criança (Abrinq), destaca a enfermeira técnica do Núcleo de Humanização e Educação Permanente, Silvane Braga.

“O curso visa oferecer técnicas para tirar as crianças do risco fetal, por meio de uma avaliação precoce e fortalecendo os encaminhamentos aos serviços especializados e de urgência. A capacitação dos profissionais também vai melhorar as estratégias de classificação das doenças de risco que afetam crianças de zero a dois meses, além de ajudar a reduzir a mortalidade infantil e aprimorar o atendimento neonatal”, frisou.

Além de Juazeiro, estão participando também da iniciativa, os profissionais de saúde dos seguintes municípios: Uauá, Canudos, Campos Alegre de Lordes, Casa Nova, Remanso e Sento Sé.

Vânia Castro/assessoria Sesau

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *