MINISTRO ANUNCIA EVENTO COM PREFEITOS DO SEMIÁRIDO NO PLANALTO

blogqsp.Fernando Bezerra CoelhoO ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, anunciou, ontem (dia 5), que a presidente da República, Dilma Rousseff, vai receber em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (dia 10), mais de 300 prefeitos do semiárido nordestino, para assinatura de um convênio direto, entre o Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, e os municípios, para a instalação de mais de mil sistemas simplificados de abastecimento de água.

A informação foi confirmada em entrevista concedida ao apresentado por Eli Vasconcelos, da Rádio Talismã, de Pesqueira. O convênio direto que será assinado entre o Ministério da Integração Nacional e 336 prefeituras, que enfrentam uma das mais severas estiagem verificadas na região, faz parte do esforço do governo federal de aumentar a oferta de água no semiárido.

Fernando Bezerra Coelho citou que, apenas em Pernambuco, mais de 56 mil cisternas foram instaladas, mais de 3 mil poços estão sendo perfurados e vão ser construídas cerca de 1.100 pequenas barragens, em nível de propriedade, para ampliar a oferta de água para as atividades produtivas da agricultura familiar. “Nós estamos investindo, até o final de 2014, quase R$ 5 bilhões na implantação de 750 mil cisternas em toda a região”, detalhou o ministro da Integração Nacional.

A maior de todas as obras hídricas da região também foi assunto da entrevista. O Projeto de Integração do Rio São Francisco em fase de total remobilização, com mais de 6 mil homens contratados e 2 mil máquinas e equipamentos em atividade deve ter cem quilômetros de água rolando no eixo leste e cem quilômetros de água no eixo norte, até o próximo ano. Toda a obra estará concluída em 2015, afirmou o ministro.

Fernando Bezerra Coelho disse que os recursos são aplicados na obra da transposição ao mesmo tempo em que grandes sistemas de abastecimento de água começam a ser implantados nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. “Por exemplo, a Adutora do Agreste, que está em execução e vai atender 60 municípios pernambucanos, vai captar água do eixo leste da transposição”, explicou.

ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *