ZÉ DIRCEU PROMETE COLETIVA DE IMPRENSA, CASO STF ENCERRE HOJE JULGAMENTO DO MENSALÃO

blogqspOs_40_do_mensal_o

Apontado pela Justiça como o mentor e chefe do Mensalão, o ex-ministro da Casa Civil convocará entrevista coletiva ainda nesta quinta-feira (5) caso o Supremo Tribunal Federal (STF) chegue ao fim do julgamento do mensalão.

Vai centrar energia no argumento de que não houve dinheiro público no escândalo. As informações são da coluna de Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.

Embora nem mesmo ministros do STF arrisquem o placar da votação dos embargos infringentes, que, se aceitos, poderiam reabrir parte do julgamento, adiando o seu final, Dirceu trabalha com o pior cenário: 8 a 3 contra ele, ou até 9 a 2. O placar pode sair nesta quinta ou na próxima quarta-feira.

Para alguns interlocutores, o ex-presidente Lula tem manifestado a esperança de que os infringentes serão aceitos. Há alguns meses, Dirceu recebeu conselhos para que pedisse asilo a Cuba ou à Venezuela. Apresentou na época os argumentos contrários: a iniciativa criaria problema diplomático grave para esses países, que querem tudo menos se indispor com o Brasil. E também para Dilma Rousseff, a quem caberia dar o salvo-conduto para que ele saísse do país.

Dirceu já afirmou que, mesmo com a prisão decretada, escreverá um “livro branco” sobre o julgamento, apontando incongruências do STF.

No STF, o comentário é que o ministro Joaquim Barbosa não pretende pedir a prisão imediata deles caso os infringentes sejam descartados e o julgamento chegue ao fim. Prefere aguardar a publicação das decisões.

OUTROS CONDENADOS
Segundo a coluna, o deputado federal João Paulo Cunha (PT/SP) teria chorou ao conversar com um amigo sobre a hipótese de ser preso em breve. José Genoino, também do PT, pedirá prisão domiciliar caso sua detenção seja determinada nos próximos dias. Alegará problemas de saúde. Foi aconselhado ainda a pedir aposentadoria por invalidez, ideia até agora descartada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *