Durante reunião técnica de instalação da Central de Leitos Interestadual da Rede PEBA, ocorrida no auditório do Petrolina Palace Hotel, na manhã dessa sexta-feira (05/08), um dos Coordenadores do 1º Congresso IMIP do Vale do Médio São Francisco, Dr. José Antonio Bandeira, usou da palavra para falar a uma platéia de secretários de saúde de 55 municípios que compõem a rede PEBA, sobre a importância do Congresso.
José Antonio pediu parceria aos secretários na divulgação do evento junto aos profissionais de seus municípios, citou as áreas que compõem a grade científica, que abrangerá temas importantes em cursos pré-congresso, simpósios, oficinas, conferências e exposições, com espaço para publicação de trabalhos científicos. “A gente lembra que serão mais de 100 professores nacionais e que o evento contemplará não apenas médicos, mas também profissionais das áreas da saúde como Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, psicologia, Farmácia e Serviço Social”, destacou Bandeira.
O Secretário de Saúde de Juazeiro, Ubiratan Feitosa, em seu discurso, reforçou a importância dos 55 municípios da rede PEBA participarem do evento, incentivando a vinda dos profissionais para essa atualização científica, que resultará na melhoria da assistência à saúde da população e na prospecção de contatos, troca de informações e consequentemente, a implementação de novas idéias e serviços.
A Rede PEBA – A rede é composta por 55 municípios, 27 da macrorregião de Juazeiro e 28 de Petrolina e depois de um trabalho de 3 anos, conseguiu realizar o primeiro grande sonho, que é instalação da Central de Regulação de Leitos Interestadual – a primeira do Brasil – que funcionará a partir de hoje, na sede do SAMU em Juazeiro. Agora, pacientes desses municípios chegarão com leitos garantidos nos hospitais de Juazeiro e Petrolina, desde que obedeçam aos critérios estabelecidos no acordo, que inclui procedimentos anteriores com a central, que alocará a vaga existente. Outros hospitais estruturados de municípios da rede também serão cadastrados posteriormente. A iniciativa vai evitar custos desnecessários com deslocamento e manter um fluxo mais eficaz e humanizado, eliminando os riscos de morte do paciente.
Enfoque Comunicação