FESTIVAL DE ATIVIDADES DO “MAIS EDUCAÇÃO” EM JUAZEIRO, APRESENTA JOVENS TALENTOS

OrquestraO Festival de Atividades nos Bairros do programa “Mais Educação” teve início esta semana e até o dia 05 de setembro estará apresentando à população de Juazeiro o talento dos mais de 9 mil alunos atendidos no município.

41 escolas da sede e interior participam desse momento, que tem como objetivo divulgar o programa, estimular as crianças e adolescentes, e promover encontros culturais/artísticos que envolvam toda a comunidade escolar.

O “Mais Educação” foi implantado em Juazeiro no ano de 2010, por iniciativa da atual gestão que firmou parceria com o Governo Federal e viu no programa uma oportunidade de contribuir com a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, através das ações integradas oferecidas no contraturno das aulas. Quase quatro anos se passaram e os resultados são cada vez melhores na Rede Municipal de Ensino.

Muitos exemplos de superação e mudança de vida são relatados pelos articuladores e gestores, como é o caso de João Pedro Pereira, que vivia como pedinte nas ruas de Juazeiro e voltou para a escola por conta do “Mais Educação”. “Apesar de ter família, ele ficava solto no mundo sujeito a todo tipo de situação. Hoje, esse menino é um dos mais aplicados, não perde uma aula e se dedica bastante ao Hip Hop, que é a sua grande paixão. Então, podemos sim dizer que ele ganhou uma nova chance na vida através desse programa”, acredita Walnina Oliveira – gestora da Escola Municipal Guiomar Lustosa, onde João Pedro estuda.

O Festival de Atividades tem como objetivo levar ao público histórias como essa; como a de João Vitor Miranda que está aperfeiçoando a arte do desenho que aprendeu sozinho com os instrutores das aulas de Grafite do Colégio Paulo VI; como a das crianças da orquestra da escola Maria de Lurdes Duarte que estão começando a tocar violino e outros instrumentos de corda e sopro; e de tantas outras crianças que estão superando seus limites e conhecendo algo novo todos os dias.

Nesta quinta-feira (29), no ginásio do Paulo VI, as unidades de ensino Judite Leal Costa, Nossa Senhora das Grotas e Maria de Lurdes Duarte se apresentaram; as escolas José Padilha de Souza, Promenor e Centro Social Urbano realizaram um desfile pelas ruas do Alto do Cruzeiro; o CAIC também realizou atividades pela manhã e as escolas Terezinha Ferreira e Helena Araújo se juntam ao grupo no período da tarde. Amanhã acontecem outras atividades e até a próxima semana diversos pontos da cidade servirão de palco para o Festival, como a Estação Velha de Piranga, que nesta sexta-feira, às 17h30, receberá os alunos do “Mais Educação” e a comunidade do bairro.

Todo ano o programa busca realizar essas mostras como forma de envolver a sociedade de Juazeiro nesse projeto que promove educação, lazer, arte, entretenimento, cultura e esporte. De acordo com a Diretora de Programas e Projetos, Renata Carla de Souza Gouveia, a nova etapa que terá início no mês de setembro contemplará ainda mais escolas. “Começamos com cerca de 30 núcleos, ampliamos para 41 e no próximo mês já teremos 45. Sem dúvida, é uma iniciativa que faz a diferença e que nós queremos ampliar”, garante.

O “Mais Educação” pelos educadores e alunos

Para a articuladora Ana Maria Nunes Bezerra, o “Mais Educação” proporciona oportunidades para que os alunos vivenciem experiências talvez nunca antes imaginadas. “No Paulo VI, por exemplo, nós temos aulas de judô, teatro, letramento, grafite, música e natação. Modalidades que não existem em muitas escolas particulares. Então, para uma criança que apenas sonhava com a possiblidade essa é uma grande realização”, ponderou. O desenhista João Vitor Miranda, estudante da 7ª série, concorda: “aprendi tudo sozinho. Porém, com os instrutores do programa estou aprimorando as técnicas e conhecendo um pouco mais sobre essa arte. Então, considero uma chance única de crescimento. Assim como essa oportunidade tem me ajudado bastante, com certeza está transformando a vida de outras pessoas”.

De acordo com a gestora da unidade de ensino Maria de Lurdes Duarte, Maria Auxiliadora Rodrigues, a Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro lançou o projeto para a Rede e os gestores abraçaram a ideia. “Na minha escola nós realmente acreditamos no ‘Mais Educação’ e temos feito tudo com muito carinho, prova disso é que nossa orquestra infantil é destaque no município. Depois do programa nossos alunos melhoraram o comportamento, a aprendizagem, a assiduidade e se desenvolveram artisticamente. Esses são avanços que só no futuro teremos a dimensão do alcance”, destacou.

Na opinião do instrutor de teatro e dança, Maurício Fábio da Silva Oliveira, as atividades proposta pelo “Mais Educação” levam a criança a conhecer novos tipos de arte, cultura e a adquirir conhecimentos sobre o mundo. “Tudo isso estava sendo um pouco esquecido pela escola e esse programa surgiu para promover esse resgate”, defende. E no que depender de crianças como Kemily Wiliane Pereira, de 10 anos, o futuro será bem mais promissor. “Decidi aprender música porque achei os instrumentos bem diferentes. Quem sabe eu continue praticando e me torne uma artista”, almejou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *