Após uma semana de atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contabilizou nesta segunda-feira (01) o número de ações desenvolvidas pelo Programa DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais. Durante quatro dias a SMS realizou rondas educativas em salões e estúdios de tatuagem, aplicou vacina contra a Hepatite B, distribuiu mais de 3 mil preservativos e realizou testes rápidos para diagnóstico da Hepatite C.Na última terça-feira (26 de julho), a campanha começou com a aplicação de vacina contra Hepatite B, ao todo foram aplicadas 300 doses. E apesar da intensificação, na última semana, o Centro de Orientação e Apoio Sorológico (Coas) agora passa a ser um posto fixo de imunização contra a doença para a população de zero a 24 anos. É importante lembrar que a vacina é dividia em três etapas. Portanto, quem tomou a primeira dose da substância, deve retornar para que os profissionais possam aplicar as outras duas doses. Em relação ao intervalo entre uma administração e outra da substância, deve ser respeitado o período de 30 para a segunda e após seis meses da primeira dose, dever ser aplica a terceira e última dose da vacina. Ainda como parte das ações desenvolvidas no Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais, a SMS, em parceria com o Hospital de Urgência e Traumas (HUT), realizou mais de 800 testes para diagnóstico da Hepatite C. “Estamos fazendo um trabalho importante para a população em relação às Hepatites virais e nada melhor do que aproveitar a ocasião para fazer uma grande mobilização como a que realizamos, onde colocamos a disposição da comunidade várias atividades. O resultado foi positivo e queremos continuar desenvolvendo um atendimento de qualidade para todos os que utilizam nossos serviços”, avaliou a Secretária de Saúde, Lúcia Giesta.
A consultora de vendas Pelria Rocha, que participou da mobilização na Praça do Bambuzinho, falou sobre a importância da iniciativa e aproveitou para tomar a vacina e realizar o teste rápido. “Acho que essa é uma oportunidade que não devemos deixar passar. Como a hepatite é uma doença silenciosa, essa é uma forma de prevenir e saber que está tudo bem com o nosso corpo”, declarou. O médico e diretor do HUT, Ricardo Pernambuco, explicou que os resultados positivos passam por outros procedimentos até que o tratamento seja iniciado.
“Com os testes, podemos identificar as pessoas que possuem o vírus da Hepatite C. Quando esse resultado é positivo, nós realizamos outro exame especial para confirmar se o paciente realmente tem a doença e a partir daí fazemos outros procedimentos e encaminhamos a pessoa para o tratamento adequado, com todo o acompanhamento necessário”, complementou o médico Ricardo Pernambuco.
Hepatites – As hepatites são doenças caracterizadas pela inflamação no fígado e podem permanecer por anos no organismo sem apresentar nenhum sintoma, o que torna difícil o seu diagnóstico. Para prevenir contra as hepatites B e C deve-se evitar contato direto com o sangue, não compartilhar materiais como seringas, agulhas, lâminas de barbear e alicates de unha. Além disso, é importante sempre usar preservativos e, ao fazer tatuagem ou colocar um piercings, é imprescindível usar matérias esterilizados.
Ascom: Taisa Alencar