Prefeito Isaac entrega as primeiras 300 unidades do “Minha Casa, Minha Vida”


Durante toda a manhã de sexta-feira (29), técnicos da Caixa Econômica Federal (CEF), auxiliados pela equipe da gerência de habitação da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), atenderam ao primeiro grupo de beneficiários do Programa “Minha Casa, Minha Vida” que se dirigiram ao prédio da 1ª Igreja Batista de Juazeiro para a assinatura de 300 contratos referentes às 1.500 unidades dos Residenciais São Francisco.

Dona Carmelita de Oliveira, de 62 anos, que chegou cedo e foi uma das primeiras pessoas atendidas, não conseguia disfarçar a emoção por estar realizando o sonho de toda uma vida. “Estou muito emocionada, pensei que nunca chegaria esse momento de assinar um contrato para ganhar a minha própria casa. Esse Programa é uma benção de Deus”, agradeceu.

Após a efetivação das assinaturas de todos os contratos desse primeiro grupo, a entrega das chaves aconteceu no período da tarde no próprio empreendimento, localizado na BA 210, próximo ao bairro Dom José Rodrigues. Em cada rosto ali presente, marcas de luta e de sofrimento que agora eram recompensadas com um final feliz. Como no caso da jovem Jaciara Sampaio Silva, de 22 anos, prestes a ser mãe pela segunda vez.

Desempregada e morando na casa da sogra, já que a renda do companheiro não permite pagar aluguel e sustentar a família, Jaciara não segurava as lágrimas por tamanha felicidade. “Meu marido é carregador na Ceasa e ganha pouco para nos sustentar. Mas graças a Deus, a Lula, a Dilma e ao Prefeito, agora nós vamos poder oferecer um lar para os nossos filhos e começarmos uma nova vida. Por isso minha filha se chamará Ana Vitória”, disse.

A entrega das chaves contou com as presenças do Prefeito Isaac Carvalho, do secretário Crisótomo Lima (Zó), do Subsecretário de Relações Institucionais do Governo do Estado, Pedro Alcântara, do gerente geral da CEF/Agência Juazeiro, Washington Luiz Borges, e do engenheiro responsável pela obra, Hugo Domingos. A cada nome chamado, aplausos de cada um dos que ainda aguardavam com ansiedade a vez de também receber o precioso objeto.

Para Lucicléia Gomes dos Santos, de 35 anos e aprovada por atender aos requisitos do grupo de prioritários, a deficiência física nunca a impediu de almejar essa realização. “Essa é a verdadeira chave que abrirá as portas da felicidade. Na minha condição era um sonho ainda mais difícil do que para qualquer outra pessoa, mas agora estou conseguindo alcançar. Esse é um dia para festejar e jamais esquecer”, comemorou.

O secretário Crisóstomo Lima lembrou que Juazeiro só foi contemplada com o maior número de unidades habitacionais do Programa em toda a Bahia e um dos maiores do Brasil devido ao empenho, à capacidade de articulação e desenvolvimento de grandes projetos empreendidos pelo Governo Municipal.

“Além de trazer o maior Programa de habitação da história do município, esta gestão não pensa somente na obra de concreto. Faremos aqui no São Francisco um importante trabalho de acompanhamento psicossocial e não mediremos esforços para trazermos todos os equipamentos públicos necessários ao desenvolvimento desta comunidade que aqui será formada”, garantiu Zó.

Para o Prefeito Isaac Carvalho, o papel de todo gestor público é trabalhar em prol do bem-estar da população, por isso confessou estar bastante gratificado por ter contribuído para nesse momento testemunhar a felicidade de tantas pessoas. “É com imensa alegria que hoje estamos aqui entregando essas chaves. Esta vitória teve início no dia 07 de agosto de 2009 com a assinatura do convênio e estamos finalizando esta etapa com a entrega dessas casas a quem tanto precisa”.


Isaac também falou sobre novos investimentos já assegurados para contemplar o São Francisco. “Somente aqui nestes Residenciais aplicaremos recursos na ordem de R$ 92 milhões para a construção de uma unidade escolar e uma unidade de saúde, além de uma creche”. O Prefeito destacou que esse recurso será anunciado na próxima sexta-feira (5) pela Presidenta Dilma durante primeira visita a Juazeiro.

Segundo informações da Caixa, a previsão é de que nos dias 09, 10 e 11 sejam assinados os contratos e entregues as chaves das 1.200 unidades restantes.



 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *