UNEB SEDIA HOJE, ENCONTRO FOTOGRÁFICO COM EVANDRO TEIXEIRA

EVENDROO Departamento de Ciências Humanas (DCH), campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) sedia nesta sexta-feira (23), um Encontro Fotográfico com Evandro Teixeira – um dos maiores fotógrafos brasileiros.

O eevento, que acontecerá no Anfiteatro Canto de Tudo, objetiva promover a cultura fotográfica na região do Vale do São Francisco através de palestra e debate. A partir das 19h, Evandro Teixeira apresentará seu processo criativo, bem como sua produção, e em seguida ocorrerá um debate.

“É uma oportunidade para que os alunos conheçam um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro, que tem fortes laços com a região do Vale do São Francisco”, destacou a professora da disciplina de fotografia do curso de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios, Márcia Guena.

O encontro gratuito e aberto à comunidade é uma iniciativa do Instituto Revelare em parceria com o Projeto de Extensão Veredas Agência de Imagens do Semiárido e a disciplina de fotografia do curso de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios. Este é o quarto evento da série “Encontros Fotográficos”, realizado mensalmente pelo Instituto, com a participação de um fotógrafo convidado.

O Instituto Revelare é um projeto de longo prazo idealizado e construído por profissionais que residem e trabalham em Petrolina/PE e Juazeiro/BA, comprometidos com o desenvolvimento e o crescimento da região do Vale do São Francisco.

Sobre Evandro Teixeira

Considerado um dos maiores fotógrafos brasileiros, a trajetória de Evandro Teixeira confunde-se à história da fotografia no Brasil. Ao longo dos seus 56 anos de carreira, a obra do baiano Evandro possui reconhecimento mundial sendo referência no fotojornalismo. Suas fotos compõem acervos de museus brasileiros e estrangeiros. Entre as exposições destaca-se a mostra dos 40 mais importantes fotógrafos do mundo, ao lado de Sebastião Salgado, Henri Cartier-Bresson, Robert Capa e Marc Ribaud, na Galeria da Leica, em Nova lorque.

Sobre a fotografia de Teixeira, o poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu o poema Diante das Fotos de Evandro Teixeira, em que afirma: “A pessoa, o lugar, o objeto estão expostos e escondidos ao mesmo tempo sob a luz, e dois olhos não são bastantes para captar o que se oculta no rápido florir de um gesto. É preciso que a lente mágica enriqueça a visão humana e do real de cada coisa um mais seco real extraia para que penetremos fundo no puro enigma das figuras”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *