UNIDADE DE CONSERVAÇÃO TATU BOLA PODERÁ SER INSTALADA EM PETROLINA

tatu-bolaO diretor-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Gleidson Castro, acompanhou durante toda esta quarta-feira (21), o secretário executivo da secretaria estadual de Meio Ambiente, Hélvio Polito; além do coordenador do Centro de Referência para Recuperação de Área Degradadas da Caatinga (CRAD) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), professor José Alves, representantes da Agência Estadual do Meio Ambiente e CODEVASF.

O encontro teve como objetivo a realização de uma inspeção para a instalação de uma unidade de conservação ambiental no município denominada de Parque Tatu Bola.

“A nossa meta é criarmos esta unidade de conservação para que possamos contribuir na preservação do Tatu Bola que é um animal em extinção. Iremos fazer todo o planejamento da área que servirá de cobertura para o projeto e iniciaremos as atividades o quanto antes”, ressalta o diretor-presidente da AMMA, Gleidson Castro.

Nesta quinta-feira (22), às 9h, no gabinete da Prefeitura Municipal acontecerá uma reunião para a apresentação e elaboração do cronograma para a construção do Parque Tatu Bola.

“É um momento bastante valioso para Petrolina, pois estaremos dando uma importância a mais para o nosso ecossistema e aos animais que aqui habitam. O Parque também servirá como referência para a Copa do Mundo de 2014, já que o Tatu Bola foi escolhido como o símbolo dos jogos”, frisa Castro.

O Tatu Bola

O Tatu Bola é animal típico das savanas brasileiras, principalmente da Caatinga. Os animais desta espécie não são adaptados para a escavação de buracos e a vida subterrânea. São os únicos tatus que, quando acuados, tem o hábito de enrolar-se completamente dentro da carapaça, formando uma bola de fácil condução.

De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o tatu-bola-da-caatinga é uma espécie ameaçada de extinção, com estado de conservação vulnerável. No ano passado o Tatu Bola tornou-se símbolo oficial da Copa do Mundo de 2014 que acontecerá no Brasil.

Texto: Alinne Torres

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *