CSTT COLOCA EM PRÁTICA O PROJETO ‘PEDESTRE, RESPEITE A FAIXA’

blogqsp.trânsitoO Núcleo de Educação para o Trânsito da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), colocando em prática o Projeto ‘Pedestre, respeite a faixa. Pratique essa idéia!’, realizou na manhã de sexta-feira (16) uma atividade de orientação aos pedestres para a travessia da faixa na Rua 15 de Julho e também na Rua Conselheiro Saraiva.

Na oportunidade, 5 agentes de trânsito foram direcionados para estarem aconselhando os pedestres a realizassem uma travessia segura sempre pela faixa de pedestre, bem como abordaram os condutores com a entrega de panfletos contendo dicas de sinalização. Funcionários da CSTT e guardas municipais marcaram presença em revezamento com o intuito de dar suporte aos fiscais e apoiar a ação.

De uma forma descontraída, o arqui-animador da CSTT, auxiliou na passagem da informação para que as pessoas assimilassem a idéia de respeito ao trânsito de maneira mais agradável.

Taise Souza ao receber o panfleto, disse achar importante essa atividade no trânsito, pois se sente mais segura como pedestre. “As pessoas andam nervosas no trânsito, e usar a mensagem de uma forma divertida não só conscientiza como traz um ar mais leve a pressa que todo mundo tem nas ruas”, colocou Taise.

 Além de usar a alegria do palhaço na distribuição dos panfletos, os fiscais aproveitaram o contato com os motoristas para passar dicas quanto ao uso dos itens de segurança, a exemplo do cinto. Já para os pedestres, utilizavam as informações do material para alertar sobre como se comportar na travessia. Maria dos Santos esteve atenta as orientações da equipe. “Quando vou atravessar, mesmo vendo os primeiros carros parando, não tenho coragem de passar logo de início, pois ainda me sinto ameaçada caso alguma moto ou carro resolva seguir. Por isso, sempre espero e só passo prestando atenção neles para não ser surpreendida”, disse Maria.

 Durante todo o ano, duas vezes ao mês, a equipe estará agendando o dia de Campanha a fim de sempre surpreender os pedestres e condutores com novas atividades.  “Informamos todas as dicas e normas de segurança por orientação da CSTT, porém confiamos que mais do que a informação, seja possível haver um incentivo ao respeito mútuo para que o trânsito não se torne parte irritante na rotina do indivíduo, e sim, uma prática natural de ir somente até onde for o limite do outro”, afirmou Simone Correia de Almeida, coordenadora de educação para o trânsito da CSTT.

 Por Clarissa Moreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *