Home / Educação / NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL OFERECE CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL OFERECE CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL

blogqspinternet1Instalado em novembro do ano passado na Escola de Formação Continuada de Educadores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro (EFEJ), o Núcleo Tecnológico Municipal iniciou com a proposta de proporcionar um ambiente favorável à ampliação dos conhecimentos sobre o uso das novas tecnologias aplicadas a Educação.

O NTM passou então a ser o espaço de aprendizado, formações e encontros técnicos dos professores e Articuladores de Educação Tecnológica da rede pública – que buscam sempre um aperfeiçoamento.

Mas, o projeto cresceu e atualmente o NTM também atende à comunidade, através da oferta de um curso de Informática Básica. De acordo com a idealizadora Carmenlúcia Alves, que é professora/mediadora do Núcleo, o objetivo da ação de Inclusão Digital é oferecer às pessoas mais maduras, ou que não tiveram a oportunidade de ter contato com o universo das tecnologias, uma oportunidade de se modernizar e aprender.

“Através desse curso de Informática Básica nós pretendemos democratizar o acesso ao mundo virtual, como também estaremos paralelamente divulgando o trabalho do NTM, da EFEJ e da Universidade Aberta do Brasil, que funcionam no mesmo prédio”, explicou.

Segundo Carmen Lúcia, a primeira turma piloto conta com 20 alunos, sendo que a maioria é da Terceira Idade. Esses iniciantes passarão por 30 horas/aula e ao final do curso receberão um certificado, que deverá ser comemorado com um baile dançante. “As aulas acontecem todas as terças-feiras, das 7 às 9h, e nós estamos partindo do princípio que é ligar um computador e conhecer o teclado. Esse curso é para quem nunca teve contato com tecnologia, mas tem vontade de aprender, de melhorar suas atividades diárias, de acessar a internet e interagir com o mundo através do computador”, destacou.

As motivações para buscar a atualização são as mais diversas. No caso de Dona Ednalva Pereira dos Santos, que é dona de casa, foi a vontade de pesquisar receitas, assistir vídeos e acessar as rede sociais. “Meus filhos não tem tempo, nem interesse de ensinar. Na minha casa tem computador e eu nunca soube usar. Então, quando tomei conhecimento dessa oportunidade logo me interessei. A professora é paciente, respeita o nosso tempo de assimilação, tira todas as nossas dúvidas, volta o conteúdo sempre que pedimos e nós temos aprendido bastante”, garantiu. Já para a funcionária da EFEJ, Naide Costa, o estímulo foi o filho que mora fora e se comunica através das redes sociais. “Quando soube desse curso conversei com o pessoal aqui do trabalho e eles permitiram que eu fizesse parte da turma. Tenho um menino de 10 anos e pretendo bater papo com ele pela internet. Estou entusiasmada e logo conseguirei criar meu próprio e-mail”, contou.

As aulas são animadas e as alunas bastante dispostas a aprender algo novo em todos os encontros. “As crianças de hoje parece que já nascem sabendo mexer em computador e nós que somos mães e avós precisamos entender um pouco disso para interagir com eles”, justificou a aposentada Maria do Carmo Magalhães, de 64 anos. Para a Superintendente Pedagógica da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro, Luzanilde Aguiar, essa é uma bela iniciativa do NTM que o município decidiu apoiar, e a intenção é abrir novas turmas, de modo que o município avance nesse processo de Inclusão Digital.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *