ALUNOS DO BAIRRO JOÃO DE DEUS ASSISTEM PALESTRAS SOBRE DROGAS E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

blogqsp GovernopresenteGravidez na adolescência, conflitos e consequências, as drogas e seus efeitos. Estes assuntos foram debatidos ontem com os alunos e professores dos turnos da tarde e noite da escola Jesuíno Antonio D´Ávila, no bairro João de Deus.

 A iniciativa, mediada pelos articuladores sociais da Estação Governo Presente em Petrolina, faz parte da proposta de trabalho da equipe visando estimular uma cultura de paz nos Territórios Especiais de Cidadania (TECs), considerados vulnerais nas questões de planejamento familiar e de violência social.

 A palestra do turno da tarde, sobre gravidez na adolescência, foi realizada pela psicóloga Roseane Carneiro. O questionamento foi provocado com o título: “Vou ter um filho. E agora?”. Foram muitos estudantes que participaram da explanação da profissional que focou algumas questões sobre a relação dos filhos com os pais, ausência do diálogo dentro da família e o uso (ou não) de contraceptivos.

 O turno da noite foi contemplado com uma palestra ilustrativa sobre as drogas e seus efeitos. O tema foi abordado pelo tenente Cícero Nunes Carvalho (PROERD), que usou vários exemplos de celebridades como a cantora internacional Amy Winehouse, morta aos 27 anos, para apresentar as consequências do envolvimento dos jovens com as drogas e o curto tempo de vida que as pessoas tem em função da dependência química.

 “Essas palestras estimulam os alunos a pensarem e ajudam na formação desses jovens que ainda vão enfrentar a vida lá fora”, explicou Adelídia Maria Rodrigues que atua no apoio pedagógico da escola.

 A programação continua no dia 19 de agosto na escola Eneide Coelho Cavalcanti. A partir das 16h os alunos vão participar da palestra “ O encantado e enganador mundo das drogas”, ministrada por Cícero Jose da Silva da secretaria municipal de Segurança Cidadã. À noite (19h) é a vez dos pais dos alunos ouvirem a explanação do pastor Gilson de Oliveira, gestor da associação Ágape, que trabalha com dependentes químicos. Pastor Gilson fala sobre prevenção às drogas: “Como tudo começa: cuidados e atenção”.

Texto e Foto: Teresa Leonel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *