II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA ELABORA PROPOSTA

BLOGQSP.conferenciaRepresentantes de grupos culturais, conselheiros de cultura, artistas de diversos segmentos e a sociedades civil discutiram e elaboraram propostas para a cultura do município durante a II Conferência Municipal de Cultura de Petrolina, promovida pela Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura.

O evento que abordou o tema ‘Uma política de estado para a cultura: Desafios do sistema municipal de cultura’ aconteceu no decorrer de todo o sábado (10), no auditório da biblioteca do campus Petrolina, da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

A conferência iniciou às 9h da manhã com a apresentação artística da Camerata Matingueiros. Em seguida, aconteceu a solenidade de abertura do evento. Presidiram a mesa, o secretário interino de Cultura, Iuric Pires; o Diretor de Articulação da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Claudemir Souza; o secretário de Educação de Petrolina, Heitor Leite; o Presidente em exercício do Conselho Municipal de Cultura, Antônio Veronaldo e a representante da Univasf, professora Selma Passos.

 O diretor de Articulação de cultura do Estado, Claudemir Souza, ressaltou a relevância dos debates realizados durante a Conferência. “Acredito que é importante a discussão política e investir na formação do artista e do produtor cultural. Parabéns ao governo municipal e sociedade pela organização e participação no evento ”,  ressalta.

 Segundo o Presidente do Conselho de Cultura, Antônio Veronaldo, a Conferência é a grande oportunidade que os artistas locais possuem de levantar e discutir as questões relacionadas ao segmento. “Nós temos direito de colocar nossas impressões e fazer com que as coisas que acreditamos sejam de fato reforçadas. Que este evento venha fazer uma diferença para cultura do município”, destaca.

 De acordo com a programação, após a abertura, os participantes se dividiram para desenvolver as propostas, a partir de quatro eixos temáticos: I – Implementação do Sistema Nacional de Cultura, II – Produção Simbólica e Diversidade Cultural, III – Cidadania e Direitos Culturais, IV – Cultura e Desenvolvimento. As propostas foram apresentadas e reunidas para redação de um único documento, que foi votado e aprovado pelos inscritos durante a conferência.

 Foram eleitos quatro delegados, sendo um representante do poder público e três da sociedade civil, que defenderão as proposições discutidas nos eixos temáticos na etapa estadual da conferência, que acontecerá em setembro.

Para o secretário Interino de Cultura, Iuric Pires, o dia foi de muito trabalho e produtivo para a cultura do município. “Conseguimos realizar a programação de toda a conferência com êxito, elencamos as propostas de melhoria das políticas públicas para a cultura e elegemos os delegados de forma democrática. Desta forma, passaremos com sucesso para a próxima fase que é a Conferência Estadual”, enfatiza.

Texto: Juliane Peixinho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *