MÃES RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE SAÚDE E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA MATERNIDADE DE JUAZEIRO

BLOGQSP.MÃES RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE SAÚDE E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA MATERNIDADE DE JUAZEIROA equipe do Núcleo de Comunicação e Educação em Saúde (NECOM) em parceria com profissionais do CIAM, todos representando a rede de proteção à mulher do município – estiveram na Maternidade de Juazeiro visitando os leitos da unidade para passar informações de combate à violência contra a mulher para todas as pacientes internadas.

Por meio de dinâmicas e atividades lúdicas, o tema ‘valorização da mulher’ foi um dos assuntos discutidos com as mamães internadas. A Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), criada para proteção das mulheres contra a violência doméstica e familiar, também foi discutida com as usuárias. Na oportunidade, os profissionais falaram dos cuidados com a Saúde da Mulher.

A ação educativa foi realizada pela Secretaria da Saúde com apoio de parceiros em prol do Dia Municipal de Combate a Violência contra a Mulher, lembrado no município todo dia 07 de agosto, através da Lei Municipal nº. 2340/2013.

A moradora de Macambira, município de Jaguarari, Jaqueline Santos Silva, que teve seu primeiro filho na Maternidade, elogiou a iniciativa. “Adorei a atenção direcionada aqui na unidade para mim. O atendimento é ótimo e ainda recebemos informações válidas para nossa vida. Tudo aqui é chique, limpo e organizado”, falou.

“Também adorei”, opinou a dona de casa e moradora do bairro Alto da Maravilha, Maria da Lapa de Jesus Santos, 24 anos, que completou dizendo animada que graças a Deus é respeitada pelo esposo. “Meu marido é ótimo, dividimos as tarefas em casa e agradeço todos os dias o excelente tratamento que ele me dá. Posso até comparar com a assistência daqui da Maternidade, pois tanto eu como minha filha recebemos os cuidados necessários. É importante que a violência acabe e todas as pessoas sejam punidas”, disse.

A coordenadora do projeto Saúde da Mulher do CIAM, Marli Carvalho, falou da importância da ação. “As mulheres devem receber atenção especial e serem respeitadas. Todos devem dizer não a violência contra a mulher. O município com a ajuda dos parceiros e da Lei Maria da Penha continuarão trabalhando para proteger e dar segurança a toda sociedade feminina”, disse.

Durante a visita aos leitos, os integrantes do NECOM aproveitaram para falar sobre o trabalho realizado pela prefeitura para garantir uma saúde mais digna e de qualidade as mulheres. “A prefeitura vai continuar fortalecendo o trabalho para oferecer uma saúde de qualidade às mulheres de Juazeiro. O município já direciona ações na rede para prevenção do câncer de mama e do colo do útero, a mortalidade materna reduziu de 2012 para este ano e as atividades para prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) serão fortalecidas”, comentaram todos os integrantes que estavam realizando a ação.

Por Vânia Castro/SESAU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *