VII Seminário de Formação do Programa Direito à Diversidade acontece até a próxima sexta-feira

A abertura do VII Seminário de Formação do Programa Direito à Diversidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (18), no auditório do Grande Hotel de Juazeiro, e contou com as presenças do prefeito Isaac Carvalho, do secretário de Educação Plínio Amorim, e de representantes de 29 municípios do norte baiano convidados. Participam do encontro, que acontece até sexta-feira (22), gestores, coordenadores pedagógicos, professores, titulares da pasta e membros de instituições que trabalham com ou para a pessoa com deficiência.


Realizado em parceria com o Ministério da Educação, e tendo Juazeiro como pólo, o Seminário propõe disseminar a política de educação inclusiva e apoiar a formação de gestores e educadores para efetivar a transformação dos sistemas educacionais em sistemas inclusivos. Os encontros anuais são uma prerrogativa do programa, ao qual o município fez adesão – Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, promovido pela Secretaria de Educação Especial do MEC. Em sua sétima edição, oferecerá palestras e oficinas, com temas que giram desde treinamento da língua de sinais à orientação e mobilidade, desenho universal e atividade da vida independente.




Segundo o prefeito Isaac Carvalho, discutir a educação inclusiva é de extrema importância para a sociedade. “Temos que partir do princípio que todos são iguais e merecem as mesmas oportunidades. Então a educação, principalmente, tem que ter o mesmo nível e oferecer a mesma qualidade indistintamente”, justificou. Feliz pela realização de mais um evento positivo, o secretário Plínio Amorim, também falou sobre a importância do tema. “Temos um Núcleo de Educação Inclusiva implantado em nosso município, onde o trabalho é realizado com muita competência por pessoas que de fato entendem o direito à diversidade. Discutir amplamente o assunto, com certeza, ampliará os horizontes”, afirmou.



Rosângela Borges é professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de Riachão do Jacuípe, e pela terceira vez está participando do Seminário. Segundo ela, o seu município implantou a educação inclusiva após constatar experiências de sucesso em Juazeiro, “ao conhecer o trabalho desenvolvido aqui resolvemos iniciar o mesmo em Riachão, e tem dado muito certo”. Sobre o encontro, a docente afirmou que são momentos de extrema importância, pois o debate aquece, tira dúvidas, e faz os profissionais envolvidos perceberem que não estão sozinhos.


Núcleo de Educação Inclusiva de Juazeiro


O Núcleo de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (NEI) desempenha seu papel nesta perspectiva e atende na escola regular 643 alunos com deficiência. Possui 50 profissionais, entre professores de libras, itinerantes das 24 salas de recursos, formadores e coordenadores, que atuam em 62 escolas da rede. Desenvolve uma política baseada na promoção do desenvolvimento das potencialidades dos educandos, na igualdade de oportunidades, acessibilidade e atendimento.




“Buscamos realizar um trabalho sério e comprometido. Fazemos tudo com muito amor e acho que esse é o grande diferencial. Estamos felizes de sediar mais um ano esse encontro, que é tão importante para nós”, ponderou a supervisora do NEI, Creuzenilda Lima. Segundo a mesma, cerca de 150 pessoas participam do encontro, que se divide em palestras pela manhã e oficinas à tarde. Até o final da semana muitas novidades ainda prometem reforçar a garantia do direito à diversidade.




Ascom/PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *