PROJETO SÃO FRANCISCO PROMOVE OFICINAS DE SAÚDE EM 17 CIDADES NO INTERIOR DO NORDESTE

BLOGQSP.Oficina de saúdeO Ministério da Integração Nacional tem capacitado agentes comunitários de saúde, de combate às endemias e lideranças comunitárias para atuarem como multiplicadores de ações educativas de prevenção a doenças e cuidados com a saúde.

As atividades de capacitação estão ocorrendo, até esta sexta-feira (26), nos municípios cearenses de Jati, Penaforte e Brejo Santo, em Monte Horebe, na Paraíba, e em Verdejante, em Pernambuco. Desde fevereiro deste ano, mais de 700 pessoas já participaram das atividades em Pernambuco, Ceará e Paraíba. A ação faz parte do conjunto de estratégias ambientais desenvolvidas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Iniciadas em fevereiro passado, as capacitações direcionadas a agentes de saúde, de combate às endemias e lideranças comunitárias locais passam por 17 municípios da área de influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A ação tem o objetivo de qualificar as pessoas em atividades que visam formar multiplicadores das ações educativas de prevenção a doenças e cuidados com a saúde. O calendário de atividades segue até o final do mês de agosto.

Segundo a enfermeira e coordenadora ambiental e de endemias do município de Jati, Cecília Leite Gomes, após os encontros, o resultado está sendo percebido nos trabalhos com as comunidades envolvidas. “Nos encontros, nós percebemos a importância de repassar as informações para a população”, afirmou. Os trabalhos educativos também foram aprovados pelo agente de saúde da zona rural, Raimundo Inácio da Silva. “Gostei muito porque a gente pegou mais informação para poder repassar para as pessoas”, disse.

O Ministério da Integração Nacional ainda vai promover três grandes Seminários de Saúde para consolidar as temáticas abordadas durante as capacitações. Também está em construção a “Agenda de Prioridades”. Trata-se de um documento elaborado e validado pelo grupo participante das capacitações, que será entregue aos secretários municipais durante os Seminários. O encontro está previsto para ocorrer em setembro.

Compostos por quatro módulos, as capacitações discutiram conceitos sobre “Proliferação de Vetores e Acidentes com Animais Peçonhentos”, “Saneamento Ambiental, Doenças de Veiculação Hídrica e Efeitos Danosos dos Agrotóxicos”, e “Gravidez na Adolescência, DST/AIDS e Prevenção à Violência”.

Fascículos – Durante as oficinas também foi distribuído para cada participante um kit contendo cinco livretos com informações referentes às atividades em saúde. De linguagem simples e ilustrações que remetem ao cotidiano do povo nordestino, o material, elaborado pela equipe multidisciplinar do Projeto São Francisco, caiu no gosto do público. “Os livrinhos tem linguagem clara, popular, que a gente usa com a comunidade. Só veio melhorar o nosso trabalho”, afirmou a agente de saúde Maria Verônica Gomes.

Programas Ambientais – O Ministério da Integração Nacional desenvolve 38 estratégias ambientais com objetivo de reduzir, compensar e mitigar os impactos ambientais provocados pela implantação e operação do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

A maior obra de infraestrutura hídrica do país, o Projeto São Francisco, emprega mais de 5,8 mil trabalhadores. Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o empreendimento levará água potável a mais de 12 milhões de brasileiros nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Para garantir um novo futuro de segurança hídrica ao semiárido brasileiro, o Governo Federal está investindo em várias outras obras estruturantes que somam mais de R$ 30 bilhões.

Ministério da Integração Nacional

Assessoria de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *