SAÚDE APRESENTA ESTRUTURA DO SUS EM JUAZEIRO EM WORKSHOP INTERSETORIAL

BLOGQSP.WORKSHOPTécnicos da Saúde, Educação e Assistência Social estiveram presentes na Maternidade de Juazeiro, para mais um workshop sobre Estrutura, Funcionamento e Intersetorialidade promovido pela Assessoria Especial de Articulação de Políticas Sociais da Prefeitura de Juazeiro.

Desta vez o assunto debatido entre os funcionários das três pastas foi sobre a saúde. O workshop já tratou das questões sociais e da educação. Para iniciar o evento, o assessor de gestão Intersetorial (AGI), Roosevelt Duarte, esclareceu ao público a mobilização realizada pela AGI, que é formada por uma Comissão Pró Selos, Casa dos Conselhos e ONGs.

“É importante que fique claro que a assessoria é mais uma estratégia do governo que visa oferecer apoio institucional necessário as Secretarias, associações, órgãos, conselhos, creches, universidades, estabelecimentos comerciais que tenham responsabilidade social, dentre outros. O trabalho dentro da gestão tem como objetivo articular e integrar as ações entre os gestores das pastas envolvidas, tendo como prioridade a responsabilidade com as crianças e adolescentes do município, que merecem a garantia de uma assistência qualificada”, argumentou.

Para finalizar o assessor pediu a colaboração dos técnicos das pastas e o compromisso para continuar superando os desafios. “O trabalho de cada Secretaria merece ser enaltecido, pois todos são parceiros para que juntos possamos fortalecer o trabalho ofertado à comunidade”, disse Duarte.

Deu inicio a apresentação da pasta, a superintendente de atenção integral a saúde, Eliete de Castro trazendo alguns dos conceitos sobre a saúde e contextualizando Juazeiro dentro do processo histórico de construção do SUS no cenário nacional e estadual. Em seguida, Eliete de Castro deu prosseguimento a sua explanação sobre a estrutura, funcionamento e organização da Secretaria da Saúde. “A Saúde é uma área complexa, pois está ligada a vários fatores, como saneamento básico, moradia, alimentação, dentre outros. Para oferecer mais saúde para a comunidade nosso trabalho deve também estar interligado a outras políticas, por isso essa iniciativa Intersetorial é de suma importância para que a gestão possa melhorar as políticas sociais e continuar dando bem-estar físico e mental para as pessoas”, enfatizou.

A superintendente falou também dos serviços exclusivos do SUS como: partos humanizados, teste do pezinho, vacinação, transplantes, combate à dengue, dentre outros, todos assegurados universalmente de forma gratuita e lembrou do destaque estadual e nacional do SUS no município (IDSUS), conquistado ano passado.

Durante a apresentação, Eliete de Castro, explicou o funcionamento das Redes de Atenção, como a Rede Cegonha, Rede de Atenção Psicossocial, Rede de Urgência e Emergência, Rede Interestadual de Saúde Pernambuco/Bahia (Rede PE/BA), que beneficia quase 2 milhões de habitantes em 55 municípios e ainda deu destaque sobre as referências Macro e Micro Regional da Rede Municipal de Saúde. “A rede ainda precisa avançar, pois precisa de financiamentos; mas já podemos comemorar porque a Saúde em Juazeiro está bem melhor, com estrutura forte e humanizada. Só para se ter uma ideia em 2009 a cobertura de Saúde da Família era de 76,82% e hoje o município tem quase 94% de cobertura, porque ampliamos as equipes e construímos e reformamos unidades. A Saúde continuará sendo construída para que todas as Redes de Atenção funcionem em sua plenitude e com a estrutura necessária”, finalizou.

A apresentação da Saúde também foi realizada pelo diretor de Promoção à Saúde, Mário Machado, que falou sobre finalidade da nova Superintendência de Regulação, Humanização e Promoção à Saúde e em seguida pela supervisora do Núcleo de Regulação, Controle e Avaliação, Nancy Brandt.

Durante o evento também foram distribuídos de forma extra oficial Guias de Referência da Rede de Atenção à Saúde de Juazeiro. O Guia ainda será lançado oficialmente pelo governo municipal. O objetivo da ação é continuar integrando e potencializando as ações, para que sejam construídas políticas sociais fortes (saúde, educação e social) e de qualidade com recursos otimizados, melhorando os serviços oferecidos à comunidade.

Por Vânia Castro/SESAU

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *