SECRETÁRIO FAZ MARATONA NA ZONA RURAL DE JUAZEIRO DISCUTINDO QUESTÕES DA AGROPECUÁRIA DA REGIÃO

BLOGQSP.seagri.phpA antiga fazenda Mariad, interditada pela Justiça no final da década passada depois da prisão de seus proprietários, acusados de envolvimento com o tráfico de narcóticos, poderia abrigar um centro de recuperação de dependentes de drogas, aliado à produção agrícola, coordenado pela Associação do Movimento dos Colonos Excluídos, em parceria com entidades que tem experiência nessa área, a exemplo da comunidade terapêutica Fazenda Cotefave, em Barra do Choça.

Essa possibilidade foi sugerida pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles e pelo vereador de Juazeiro, Dalmir Pedra, a convite do qual o secretário visitou a fazenda, onde 161 famílias de agricultores estão acampadas.

Descrevendo os resultados positivos que estão sendo alcançados na Fazenda Cotefave, Salles e Dalmir sugeriram ainda que o presidente da associação, Lourival Almeida (Lori da Barra) e membros da diretoria visitem o projeto em Barra do Choça, para conhecer in loco o funcionamento da comunidade.

De acordo com Lori da Barra, as 161 famílias acampadas na fazenda já estão produzindo melancia, melão, feijão, milho e maracujá. “Nossa maior alegria será receber o título da terra”, disse Lori, reivindicando o apoio da Seagri para legalizar a posse da área. “O desafio é grande, mas vamos incluir o Estado no processo e discutir com a Justiça todas as possibilidades”, disse Salles.

Entre os temas debatidos com os acampados estavam a questão da assistência técnica e o cadastro de animais, ação esta que será executada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Perímetros irrigados

Em dias de muito trabalho, acompanhado pelo secretário de Agricultura de Juazeiro, Jorge Cerqueira, e com a participação do sub-secretário da Serin, Pedro Alcântara, Salles reuniu-se com agricultores dos perímetros irrigados de Maniçoba, Mandacaru, Tourão e Curaçá, no distrito de Maniçoba, onde discutiu com centenas de agricultores as ações que o governo estadual está desenvolvendo junto ao governo federal para encontrar soluções para a dívida agrária e para diversos problemas que fazem parte de extensa pauta.

Salles fez explanação sobre todos os pontos da pauta, destacando o empenho da Seagri e do sub-secretário Pedro Alcântara para resolver as demandas, pontuando que 90% da questão da dívida agrária está equalizada.

O secretário informou que, de acordo com informações prestadas pelo chefe de gabinete do Ministério da Integração (MI), Wagner Maciel, durante reunião realizada em Brasília no início deste mês, até o final de julho deste ano o MI deverá publicar portaria retirando provisoriamente do Cadin, (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal), os agricultores dos perímetros irrigados da Codevasf, permitindo assim que eles possam ter acesso a novos créditos. Enquanto isso, o governo vai discutir e buscar solução jurídica definitiva para a questão.

No final desta reunião de trabalho, Salles recebeu dos produtores dos perímetros irrigados o título de “Amigo dos Fruticultores”, como agradecimento pelo apoio que eles tem recebido do governo Wagner através da Secretaria da Agricultura.

A operacionalização do polo de venda de milho de Juazeiro foi pauta do encontro do secretário com os criadores de ovinos e caprinos. Para fazer com que o milho subsidiado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), chegue com mais rapidez aos criadores, o secretário conversou com a superintendente da Conab na Bahia, Rose Pondé, e definiram que as notas fiscais serão emitidas pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) regional de Juazeiro. Nesse sentido, a Conab envia nas próximas horas um funcionário para capacitar os técnicos da EBDA. Até então as notas eram emitidas pela Conab em Salvador, o que demandava mais tempo.

De acordo com Salles, a região de Juazeiro é prioritária, porque foram poucas as chuvas que caíram, e os rebanhos ainda correm risco de morte. O polo de distribuição de milho de Juazeiro, um dos 26 instalados na Bahia, conta hoje com estoque de 300 toneladas do grão, e quando terminar poderá receber mais mil toneladas que estão sendo removidas do Centro Oeste do País.

O secretário visitou ainda um galpão da Fazenda Mariad, adequado para ser um pólo estadual de distribuição milho. Salles esteve também no Centro Industrial, pesquisando um lugar adequado para instalar o Serviço de Atendimento ao Produtor (SAP). “Nosso objetivo é reunir num só local os escritórios da Agência de Defesa Agropecuária (Adab), Ebda, Bahia Pesca, Coodenação de Desenvolvimento Agrário CDA) CAR/Sedir e Inema/Sema, fazendo com que o produtor possa encontrar soluções para suas questões de forma mais ágil e num só lugar”.

Biofábrica de palma faz mudas iniciais

Em Juazeiro, o secretário Eduardo Salles visitou as instalações da Organização Social Moscamed Brasil, onde numa área de 600 m² está sendo construída uma biofábrica de mudas de palma forrageira, importante tecnologia para a convivência com a seca. Com investimento de R$ 1.35 milhão, a biofábrica produzirá inicialmente um milhão de mudas/mês, que serão distribuídas com os pequenos criadores. Os recursos são do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep). O objetivo dessa ação estruturante é garantir a alimentação animal em períodos de estiagem, conforme explicou o secretário.

Enquanto as instalações físicas estão sendo construídas, sob coordenação do gerente operacional José Carlos Valença, técnicos treinados e capacitados, oriundos da Embrapa Semiárido, fazem as mudas iniciais no laboratório de biotecnologia da empresa de pesquisa.

Ascom Seagri

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *