Divulgada a lista de selecionados para a Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais

 

O PREVFOGO/IBAMA e a Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA encerraram, na última sexta-feira (08), na sala Polivalente do SEST/SENAT, o curso de formação – etapa final de seleção dos brigadistas que integrarão a segunda Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de Petrolina. Na ocasião, foram divulgados os nomes dos 15 brigadistas e seus suplentes, bem como foi celebrada a assinatura dos contratos. Durante o treinamento, por meio de atividades práticas e teóricas, foram abordados temas como conhecimentos gerais sobre o meio ambiente, o comportamento do fogo e prevenção aos incêndios florestais. “Nós tivemos um período dedicado a atividade prática, no qual os aspirantes puderam exercitar o que aprenderam em sala de aula, como as técnicas de combate ao fogo: abertura de linha, criação de aceiro tanto com ferramentas, como com o próprio fogo”, explicou a coordenadora estadual do PREVFOGO, Ana Virgínia Melo.


Após o curso de formação, os candidatos passaram por uma avaliação escrita, última etapa da seleção que escolheu um chefe da Brigada, dois chefes de esquadrão e mais 12 brigadistas. “Essa Brigada vai atuar de agosto a dezembro, principalmente na prevenção dos incêndios florestais e na orientação dos agricultores sobre o uso do fogo, através de ações de educação ambiental, com o apoio da AMMA”, ressaltou o Diretor-Presidente da AMMA, Geraldo Junior, reforçando o compromisso do prefeito Julio Lossio com a criação de novas ferramentas de preservação do meio ambiente.


O objetivo do projeto é que a Brigada trabalhe mais no coletivo do que na individualidade, estabelecendo parcerias não só com o Município, mas com associações de trabalhadores rurais e cooperativas agrícolas para monitorar o uso do fogo no município e o surgimento dos focos de calor. “Com o conhecimento que obtive, espero contribuir com a preservação da caatinga, que é o bioma da nossa região”, destacou o chefe da Brigada, Mozart Nunes de Souza.


Todos os 25 aspirantes que participaram do treinamento obtiveram média satisfatória receberão os seus certificados de participação nas 40 horas de curso.

 

 

 

 Ascom/PMP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *