ProJovem Adolescente inova e atrai a atenção da comunidade
O grupo ‘Percussão Jovens em Ação’, nasceu da habilidade nata dos alunos deste núcleo para a música. “Durante os intervalos de aula, muitos dos nossos garotos ficavam batucando em garrafas, mesas e carteiras. Alguns até já trouxeram instrumentos musicais para cá. Então porque não utilizar essa energia natural para o estímulo de um dom? Foi isso que nós pensamos e colocamos em prática”, explicou a facilitadora, Lise Anne Vieira.
O grande destaque desta iniciativa é que os próprios alunos fizeram muitos dos seus instrumentos. “Quando surgiu a idéia, nós percebemos que sairia muito caro comprar esses equipamentos. Mas, com a ajuda do nosso voluntário, Alberi de Alcântara, realizamos uma oficina, e confeccionamos surdos de galão de água vazio, repique de lata de tinta, entre outros. Adaptamos a aula para nossa realidade e tem funcionado muito bem. Além disso, trabalhamos a questão da reciclagem e a importância desta para o meio ambiente. É um curso completo”, justificou Lise Anne.
O percussionista profissional e voluntário, Alberi de Alcântara, abraçou o projeto e já se sente um pouco responsável pelos 25 alunos que ganhou. “É uma nova experiência de vida para mim. Estou muito feliz. Aqui a gente vê a socialização dentro do contexto musical. O meu compromisso profissional e pessoal com eles se tornou muito forte”, justificou. O Percussão Jovens em Ação já está recebendo convites para apresentações em diversos eventos da cidade.
Ana Paula Isidório, de 16 anos, disse que a música meche bastante com ela. “É uma inspiração que me traz muitas coisas boas. Espero aprender cada vez mais”. Há apenas três meses no programa, Sávio Alves da Silva, de 15 anos, revelou que não perde mais uma aula. “Esse é um grande atrativo. Todos os meus colegas do bairro querem participar. Agora a gente deixa de está na rua para vir aprender música”, destacou.
Mostra de Natação
Outra atividade que vêm fazendo bem para a saúde e socialização dosadolescentes atendidos pelo ProJovem no município, que é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), são as aulas de natação. Desde o mês de março a secretaria fechou parceria com dois clubes, e oferece gratuitamente aulas para alunos dos dez núcleos da sede e um do Mandacaru. Nesta quarta-feira (15) eles puderam mostrar todo seu talento na mostra realizada no Clube dos Sargentos.
Todos os participantes receberam medalhas e brindes. “Hoje eles puderam apresentar para os colegas o que aprenderam. Muitos aqui não sabiam nem mergulhar, e hoje já estão dando braçadas. No mês de janeiro queremos realizar uma competição mesmo, para estimulá-los”, relatou a orientadora Maria Nely Batista. As aulas acontecem todas as segundas e quartas-feiras nos horários da manhã e tarde. Pedro José dos Santos participa do programa e disse que achou as aulas bacanas, “eu já nadava no rio, mas agora eu aprendi outras técnicas e estou me aprimorando. Quero futuramente competir profissionalmente”.
Anna Monteiro
Assessora de Comunicação / PMJ