A câmara de vereadores de Juazeiro realizou uma sessão extraordinária na manhã desta quinta-feira(11).
A sessão atendeu a uma convocação do prefeito Isaac Carvalho que deu o primeiro passo para atender as reivindicações dos jovens que se manifestam há um mês.
Através de um projeto de lei, apreciado em caráter de urgência urgentíssima, o prefeito concede incentivos fiscal com isenção do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) a empresas de transporte coletivo urbano no município de Juazeiro.
A câmara também aprovou uma alteração no regimento interno da casa e a lei orgânica do município que extinguiu o voto secreto em todas as votações, e reduziu o tempo de recesso em 32 dias por ano. Os vereadores passam a ter 30 dias por semestre.
O presidente da câmara, Pedro filho também anunciou que na primeira sessão ordinária, provavelmente dia 6 de agosto, a criação de uma ouvidoria da casa legislativa. Segundo ele era preciso atender as manifestações justas da população nas ruas.
A sessão foi acompanhada por integrantes do movimento “O vale acordou” grupo que através das manifestações, provocou essa discussão e do Conselho Municipal da Juventude através da presidente Jamile Rodrigues.
Apos a rápida sessão, limitada apenas às votações sem espaço aos oradores, o presidente Pedro filho solicitou que os vereadores permanecessem no plenário para uma discussão com o Conselho Municipal da Juventude sobre as reivindicações dos jovens. Uma introdução do que poderá acontecer em breve através de uma audiência pública, com data sugerida para o próximo dia 23.
Aliás, hoje pela manha acontece uma audiência na câmara solicitada pelo instituto Ivete Sangalo em comemoração a Semana Municipal de Luta Contra o Câncer de Mama. O evento ocorre às 9 da manhã no auditório jornalista Antônio Carvalho no prédio da câmara.
Rinaldo Lima