A programação do aniversário de Juazeiro, que no próximo dia 15 (segunda-feira) completará 135 anos de elevação à categoria de cidade, está repleta de inaugurações, atividades esportivas, serviços sociais e muita cultura na rua, com direito a apresentações de grupos e artistas juazeirenses na Orla 1, além da especial participação do Ballet do Teatro Castro Alves, no Centro de Cultura João Gilberto.
Na noite do dia 14 (domingo) acontecerá a grande virada das comemorações, no espaço do antigo Vaporzinho (Orla 1), quando a população poderá apreciar espetáculos característicos das tradições do folclore, da dança e da música do município. A partir das 18 horas a programação cultural terá início com o Grupo Rhuá, do bairro da Codevasf, apresentando o “Reis de Boi”.
O espetáculo ¬ composto por crianças e jovens da comunidade ¬ é um trabalho de reconstrução do reisado que acontecia em Juazeiro até meados dos anos de 1980. Mediante pesquisa sobre os registros das professoras Maria Isabel Figueiredo (Bebela) e Laíse Luna de Brito, o Grupo Rhuá está resgatando essa rica manifestação cultural.
O grupo de Hip Hop “Juá Norte Crew”, formado por jovens de vários bairros da cidade, brindará o público com números de cunho social através da street dance (dança de rua) pautados pela musicalidade do hip hop e do protesto do rap. Em seguida será a vez do envolvente Samba de Véio do Rodeadouro botar todo mundo na roda com o pulsante gingado de crianças e jovens da vila que misturados aos participantes mais antigos ajudam a manter o grupo num permanente processo de renovação.
Para agradar a todas as idades, um espetáculo que levará os espectadores a uma viagem ao universo lúdico das brincadeiras infantis. Numa releitura de temas juninos, com figurinos de bonecos e muita magia, o grupo Talentos apresentará o musical “Dó Ré Mi”. E a partir das 22 horas a programação cultural ainda oferecerá aos juazeirenses e visitantes presentes na Orla 1 os shows musicais do cantor e compositor Nilton Freitas, da banda baile Mirage ¬ que comandará a virada com queima de fogos à meia-noite ¬ e encerramento com o balanço da banda Swing Samba.
Na segunda-feira (15) o público da região poderá conferir o elogiado trabalho da companhia oficial de dança contemporânea do Estado da Bahia, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA), com o espetáculo “…Ou Isso”, de Jomar Mesquita e Rodrigo de Castro, no Centro de Cultura João Gilberto, às 20 horas, numa realização da Secult/BA com o apoio da Prefeitura de Juazeiro. Entrada gratuita. Confira a programação cultural dos 135 anos de Juazeiro para os dias 14 e 15:
Dia 14 (Domingo)
18h – Reis de Boi – Grupo Rhuá
18h30 – Grupo Juá Norte Crew – Hip Hop
19h – Samba de Véio do Rodeadouro
20h – Espetáculo Musical Dó Re Mi – Grupo Talentos
21h – Show com Nilton Freitas
23h – Banda Mirage
01h – Banda Swing Samba
Dia 15 (Segunda-Feira)
20h – Apresentação do Balé do Teatro Castro Alves – Centro de Cultura João Gilberto – Entrada Franca
Por Luiz Hélio/Seiasc