Juazeiro sediou 4º ciclo de capacitação do programa Selo UNICEF Município Aprovado


 Aconteceu nesta quarta-feira (06) em Juazeiro, o 4º ciclo de capacitação do programa Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012, com o objetivo de discutir estratégias de promoção do desenvolvimento infantil, do direito à comunicação e da participação de adolescentes. O encontro foi promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), no auditório do Grande Hotel e reuniu mais de 20 municípios do Semiárido. Cada cidade pôde trazer quatro representantes, entre estes articuladores do Selo, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), assistentes sociais, mobilizadores e adolescentes, que é a grande novidade desta etapa.
Na abertura, houve uma breve apresentação da equipe ministrante que também conta com membros do Comitê Gestor Estadual do Pacto Um mundo para a criança e adolescente do Semiárido e dos participantes, que falaram sobre suas expectativas. A articuladora do Selo no município de Andorinha, Adriana, afirmou que momentos como esse são de extrema importância para aqueles que pleteiam esta edição do programa. “Precisamos de informações, da troca experiências e de espaço para expor nossas dificuldades. Todos nós estamos em busca do mesmo objetivo que é o de encontrar o caminho certo para elevar os indicadores propostos pelo UNICEF, que garantem a melhoria da qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes”, justificou.

Na programação, temas como: Comunicação e Direitos Humanos; Desenvolvimento Infantil e as Políticas Públicas; Educação para Convivência com o Semiárido; Cultura e Identidade (Comunicação para a Igualdade Étinico-racial); Esporte e Cidadania. Além de momentos com dinâmicas; análise de relatório de acompanhamento; retorno sobre 1º Fórum Comunitário – que em Juazeiro aconteceu em setembro do ano passado; e oficinas específicas para jovens lideranças, elaboradas com material e metodologia desenvolvidos para este público. Alegre e bem humorado Maurivan Batista, de 12ª anos, falou sobre a satisfação pelo convite. “Sou integrante da Comissão Pró-Selo do município de Campo Formoso e estou muito feliz de poder participar de discussões que afetarão diretamente nossas vidas. Quero adquirir muita informação e ajudar a desenvolver um melhor trabalho na minha cidade”, relatou.

Paralelamente, técnicos e gestores participaram de um treinamento sobre desenvolvimento infantil, momento em que discutiram a importância dos primeiros seis anos de vida na formação dos indivíduos e as políticas públicas brasileiras para esta faixa etária. Nesta etapa, os presentes também conheceram a Semana do Bebê – iniciativa que incentiva o envolvimento de pessoas e entidades dos diversos setores em ações voltadas para a melhoria da vida das crianças pequenas, e o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) – ferramenta de acompanhamento do estado nutricional das crianças, capaz de produzir informações sobre disponibilidade de alimentos, qualidade da dieta consumida e desnutrição.

Juazeiro, município que sediou o encontro e concorre a edição 2009 -2012, esteve bem representado. Com uma equipe de 10 componentes, a Comissão Pró-Selo local relatou experiências e trocou informações com os demais. Segundo a gerente de Educação Infantil da Secretaria de Educação e Esportes, Miranery Amorim, o governo municipal tem trabalhado bastante pelo setor. “Além do esforço para preencher todas as determinações do Selo, temos buscado cumprir a agenda de forma precisa. Grandes ações estão sendo realizadas, a exemplo da aquisição de 15 creches junto ao governo federal e 12 quadras poliesportivas, número que mereceu destaque no Brasil. Essas são obras estruturais, mas também procuramos desenvolver toda uma política pública

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *