O PRESIDENTE DO INSTITUTO DA FRUTA IVAN PINTO FALOU SOBRE FRUTICULTURA IRRIGADA E RENEGOCIAÇÕES DE DIVIDAS

blogqspinstitutot fruta ivanpinto  Foto Farnésio Silva1
Ivan Pinto

Hoje no Programa Bastidores da Notícia, o presidente do Instituto da Fruta, Ivan Pinto, falou sobre a preocupação na fruticultura irrigada e renegociações de dividas. Falou ainda sobre os impactos do dólar, que segundo ele, num primeiro momento atingem os insumos, o que um impacta diretamente na produção, já que com o aumento do dólar o produtor compra esses insumos mais caros e nas importações que começam em setembro e vai até janeiro o dólar pode vim a cair o lucro produtor.

Ivan Pinto também mostrou preocupação com o aumento da área do cultivo da manga, sem um pesquisa anterior. Disse ele que muitos produtores estão plantando manga exageradamente e por ser um fruto que demora a produzir e que daqui a quatro anos vai ter muita manga no mercado e não vai ter a quem vender e consequentemente a manga vai estar com preço muito baixo.

Ivan falou também da oportunidade dos produtores que estão em dívida com os bancos do nordeste e do Brasil, que estava adiplente ate dezembro de 2011, quitarem suas dividas ,

Sobre agricultura familiar, o presidente do Instituto da Fruta adiantou que pessoal do Pronafe vai ter mais vantagem, porque a 1°parcela só vai vencer em 2016 e terá um redução de 80%, uma chance única de resolver a suas pendências com os bancos.

Vale lembrar que essas renegociação não são automáticas. O produtor tem que ir ao banco para renegociar, Ivan orienta os produtores a levar por escrito e pedir a resposta por escrito por que no banco só se resolve com tudo protocolado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *