Detentor do maior rebanho de caprinos e ovinos de Juazeiro – BA, o distrito de Massaroca, localizado às margens da BR 407, a 62 km da sede, irá realizar de 12 a 14 de julho, no parque do Didi; a VI Feira de Caprinos e Ovinos.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com o Comitê das Associações Comunitárias e Agropecuárias de Massaroca que congrega 11 (onze) associações, produtores e comerciantes locais.
Com o tema “Conviver bem no semiárido é compreender suas singularidades e implementar tecnologias e políticas sustentáveis”; o evento – parte integrante do calendário agrário da região – irá proporcionar aos participantes; oportunidades de negócios, troca de conhecimentos e comercialização de produtos oriundos da cadeia.
“A quantidade de animais sempre supera as expectativas, marcando um diferencial muito forte no evento. O foco de desenvolvimento da cadeia produtiva e da valorização da cultura e da economia local foi alcançado durante a realização de todas as edições. A feira já está consolidada na região”, declarou o secretário de Agricultura Jorge Cerqueira. 70 expositores e uma média de 600 animais são aguardados para o evento.
Confira a programação:
Sexta-feira (12/07)
14h – Abertura do parque para chegada dos animais.
19h – Solenidade oficial de abertura do evento
19h30min – Apresentação Cultural (Escola ERUM)
20h – Retrospectiva dos eventos anteriores.
Coquetel: Degustação de carne de caprinos e ovinos
Sábado (13/07)
8h – Abertura do parque para visitação
9h – Concurso leiteiro
10h – Curso prático de Palma Adensada, responsável: AGETEC
14h – Palestra sobre Programas e Políticas Públicas, PAA e PNAE, a inclusão de caprinos e ovinos na merenda escolar, com ênfase no SIM (Selo de Inspeção Municipal).
Responsáveis: Thiago Pereira, coordenador de ATER do IRPAA e Josival Barbosa
16h – Oficina de sensibilização (CESOL)
Domingo (14/07)
8h – Abertura ao público
9h – Palestra sobre Aproveitamento de Plantas Forrageiras da Caatinga, como alternativa alimentar para o período de estiagem.
Responsável: José Wilson Chaves, coordenador Bioma Caatinga.
10h – Mesa redonda: A Seca no Sertão x Ações do Estado e da União x Políticas públicas para a Agricultura Familiar
11h – Julgamento de lotes uniformes
14h –Encerramento
Premiação dos vencedores dos concursos, depoimentos e agradecimentos.
Lene Radina – Assessoria de Comunicação/ Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAPA (