Secretaria da Saúde de Juazeiro ultrapassa meta de cobertura do Bolsa-Família


 A Secretaria da Saúde de Juazeiro, através da equipe do Núcleo de Assistência Nutricional, já está comemorando o percentual de 88,04% na cobertura do Programa Bolsa-Família, alcançada no primeiro semestre deste ano (2011). Para o Ministério da Saúde é necessário que a Secretaria Municipal consiga acompanhar 80% dos beneficiários.
Durante o mesmo período do ano passado, enfermeiros da Rede Municipal de Juazeiro, profissionais do Núcleo de Assistência Nutricional e equipe do Programa Bolsa-Família se reuniram na Univasf em Juazeiro, para comemorar a cobertura de 74% do Bolsa-Família, além de participarem de capacitação para traçar estratégias mais eficientes para serem utilizadas nas novas vigências do Programa.
De acordo com a nutricionista, Vaniria Brandão, os debates foram eficazes e os frutos do empenho da equipe já estão sendo colhidos. Até então, segundo ela, Juazeiro só tinha atingido cobertura de 45%. “Desde 2010 estamos tentando aumentar nossa meta para alcançar a cobertura orientada pelo Ministério da Saúde. Realizamos reuniões periódicas e discutimos novas ideias para maior comprometimento das equipes com o processo do beneficio do Bolsa-Família”, afirmou.
Vaniria Brandão acrescenta ainda que o Programa tem uma importância social muito grande e é necessário sensibilizar os profissionais na identificação e acompanhamento das famílias para que o beneficio não seja perdido.
Para que o beneficio não seja perdido, a nutricionista orienta que as famílias devem procurar os postos de saúde duas vezes ao ano, durante cada vigência, que acontece de seis em seis meses, para a realização dos exames de rotina, como vacina, verificação de peso, pré-natal, dentre outros. As gestantes e crianças com até 8 anos de idade (através dos responsáveis) devem se dirigir as unidades mensalmente para realização destes exames.
Juazeiro possui atualmente um total de 18,7 mil famílias beneficiárias com 16,4 mil famílias totalmente acompanhadas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *