Uma fábula moderna com ares de nostalgia, das histórias contadas à beira do fogo para às crianças e aos jovens ensinar e encantar, como em tempos que ficaram muito para trás.
Esse é o clima da nova história da Jornalista Catarina Guedes/Agripress: um cordel ilustrado, que trata de produção agrícola, conservação da natureza e legislação ambiental. Intitulado “O acordo dos bichos e do agricultor pelo direito à obra do criador”, o cordel será lançado nesta quinta-feira, 04 de julho, às 20h, no estande da Prefeitura Municipal de Barreiras-BA, durante a Exposição Agropecuária Expoagro.
Tornaram possível a produção da tiragem inicial de 20 mil exemplares, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade-SEMMAS, Sindicato Rural de Barreiras, Granflor Agroflorestal, Schmidt Agrícola, Oilema, Grupo Horita e Passo Fundo Agro.
O cordel tem como personagens seres bem diferentes que coabitam o cerrado. A trama gira em torno da dicotomia conservação e progresso. Entre a necessidade de produzir alimentos para uma população mundial de 7 bilhões de habitantes sem, contudo, destruir a base disso tudo que é a natureza, seus habitantes, “racionais” ou não.
No texto, uma contenda divertida se forma entre os animais do cerrado e um produtor rural que expandiu suas lavouras sem critério, não preservando os locais estratégicos para o equilíbrio do meio ambiente, as APPs, pondo em risco não apenas a sobrevivência dos vizinhos, como a sua própria. Na iminência de uma guerra entre bichos e homens, surgem personagens como o gavião, a coruja-buraqueira, o lobo-guará e a onça-pintada, cada um, conforme seus instintos, mais ou menos belicoso. Parte da diplomática coruja a ideia de um acordo de convivência, e eles tratam de definir os deveres de cada um para uma ocupação racional e sustentável do espaço.
Tudo é dito com cadência, lirismo e sutileza, sem contudo, esquecer dos conceitos-chave, como a sustentabilidade, e os temas atuais, como o Código Florestal e o Cadastro Estadual Florestal dos Imóveis Rurais – CEFIR. Soma-se a isso uma atrativa ilustração, assinada por Cristian Jungwirth, que faz do livreto um instrumento eficaz de educação. A publicação será trabalhada como material de suporte em educação ambiental pela Prefeitura e patrocinadores.
Imprensa Agripress
Catarina Guedes – Assessora de Comunicação
