O Movimento “O Vale Acordou”, que vem consolidando-se a partir da constante mobilização e da discussão das pautas por melhores condições de transporte no Vale do São Francisco, avalia que, diante da sinalização da proposta de avanços tímida por parte do poder executivo de Juazeiro e da ausência de qualquer visível intenção de promovê-los por parte da prefeitura de Petrolina, faz-se necessária a convocação de mais uma manifestação.
Esta, tem por objetivo voltar novamente à atenção das gestões das cidades de Juazeiro e Petrolina para a insatisfação da população com o serviço de transporte público, que vem sendo prestado em ambos os municípios, e culminar com a efetivação das pautas demandadas pelo movimento.
Exigimos:
– Redução das tarifas de transporte publico;
– Passe livre estudantil;
– Meia tarifa as domingos;
– Adequação do itinerário e horário à utilidade pública com a inserção de horários no período da madrugada;
– Meia tarifa aos Domingos;
– Abertura das contas à população;
– Renovação e aumento das frotas de ônibus;
– Reativação dos Conselhos Municipais de Transporte;
– Implementação de políticas de acessibilidade para passageiros com deficiência;
– Abertura de licitação para concessão de operação de transporte coletivo (fim do monopólio);
– Ônibus direcionados às universidades, Ifs e zona rural dos municípios;
– Melhoria da estrutura dos pontos de ônibus;
– Criação de terminais integrados;
– Melhores condições de trabalho e garantia dos direitos trabalhistas dos empregados e ex-empregados das empresas de ônibus;
– Barquinhas (meia entrada estudantil e acesso à Univasf e UNEB);
– Criação de ciclovias.
Somando-se às reivindicações adotadas anteriormente, “O Vale Acordou” optou por realizar a mobilização em questão no dia 03 de Julho – dia da votação do Projeto Passe Livre no senado – para transmitir aos excelentíssimos senadores, que a proposta em questão é de grande importância pra o movimento, absorvendo, assim, essa votação, grande importância para o movimento no sentido de manifestar sua escolha pela aprovação do projeto.
Por fim, o grupo convoca todos(as) aqueles(as) que estão descontentes com o serviço de transporte público da região e com o descaso dos gestores relativos a essa temática, a se unirem em prol de um transporte público mais digno para a população local e mais viável para todos(as) as(os) brasileiros(as).
As concentrações acontecerão em Petrolina na praça do Bambuzinho e em Juazeiro no terminal de ônibus. Ambas serão iniciadas às 15h para que posteriormente os grupos se encontrem na Ponte Presidente Dutra. É importante ainda que as(os) participantes possam levar água e comida!
“Se o preço não baixar as cidades vão parar!”
“Se o povo se unir a tarifa vai cair!”
Sarah Fonseca do movimento o vale acordou