PENÚLTIMO ARRAIÁ DO SÃO JOÃO NAS COMUNIDADES MOVIMENTOU O LOMANTO JUNIOR

blogqsp.quadrilhasO público de seis mil pessoas segundo a coordenação do São João nas Comunidades do bairro Lomanto Junior, movimentou o penúltimo final de semana do arraiá que encerrou nesta segunda-feira, véspera do feriado do 2 de julho na Bahia, com a participação da Banda Destak.

O festejo foi uma parceria da Prefeitura de Juazeiro com as Associações de Moradores. O projeto São João nas Comunidades já passou pelos bairros João XXIII, Quidé, apoiou outros 12 festejos na sede e no interior.

No próximo final de semana (5, 6 e 7 de julho), levará muito forró e tradição a Estação Junina do Dom José Rodrigues.

Quebra-pote, pau-de-sebo e a fogueira-de-ramo foram as brincadeiras oferecidas pela gerência de Cultura do município no Lomanto Junior, divertindo as famílias que por lá passaram. “Muito interessante essas festas nos bairros porque dá a oportunidade de todos participarem. Estou gostando muito”, disse a professora Marinalva Ribeiro da Silva, da cidade de Sento Sé, que assistia a apresentação das quadrilhas acompanhada do esposo e relatou que vai levar tudo que presenciou para sua escola e alunos.

Elizete Alves, secretária escolar que assistia a apresentação da sobrinha, destacou o resgate das tradições juninas. “Tava meio que esquecido e esse resgate é muito importante para a nossa juventude”, expressou.

As quadrilhas que se apresentaram mostraram um forte trabalho de pesquisa, levando para o público coreografias, cenários e enredos tipicamente populares como foi o caso da vencedora na categoria tradicional, a Quadrilha Buscapé, do bairro Quidé, que depois de 7 anos se apresentando apenas para sua comunidade pode mostrar o trabalho para um outro público. “Estamos muito felizes. Foram dois meses de trabalho, de dedicação e essa oportunidade de mostrar nosso trabalho para outras comunidades só nos orgulha e nos incentiva”, expressou a coordenadora da Buscapé, Zenaide Diogo Rosa. A quadrilha conta com 34 dançarinos e 10 pessoas no apoio.

O gerente de Cultura do município, Wellington Monteclaro, lembrou que a proposta do projeto São João nas Comunidades consiste no resgate as tradições. “O incentivo a cultura começa primeiramente com esse tipo de ação. E as comunidades receberam de forma incrível o nosso convite, todo mundo feliz, se dando de todas as maneiras para trazer o melhor das suas quadrilhas e brincadeiras”.

Há sete anos como coordenadora do arraiá do Lomanto Junior, Tânia Moraes destacou o apoio da Prefeitura de Juazeiro. “Graças a esse apoio, tivemos um aumento nas vendas, o público foi maior. Esperamos que no próximo ano possamos fazer uma festa ainda mais bonita e trazer mais pessoas para cá”, colocou Tânia.

Agora quem se prepara para receber a comunidade juazeirense são os barraqueiros da Estação Junina do Dom José Rodrigues, nos dias 05, 06 e 07 de julho, durante o encerramento do São João nas Comunidades 2013. Na ocasião, os vencedores dos concursos culturais repetirão as apresentações.

Para animar o arrasta pé, a primeira noite (dia 5), terá como atrações Sérgio do Forró e João Sereno; no sábado (6), Tô na Boa e Targino Gondim e encerrando o São João nas Comunidades, no domingo (7) Amor Proibido e Manuzinho do Acordeon.

Veja quem foram os vencedores das quadrilhas tradicional e estilizado:

Tradicional

1ª lugar – Quadrilha Buscapé – bairro Quidé

2ª lugar – Quadrilha do Dom José Rodrigues

Estilizado

1ª lugar – Quadrilha Junina do GDEC (Curaçá)

2ª lugar – Quadrilha Amor Junino – Lomanto Junior

3ª lugar – Quadrilha Talento – Alto da Maravilha

4ª lugar – Quadrilha Luar do Sertão – Maniçoba

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *