Prefeitura diz que Construção da primeira UPA de Juazeiro está avançada

Com 80% das paredes levantadas, a obra da primeira Unidade de ProntoAtendimento 24 horas de Juazeiro está prestes a ser concluída, numa parceria da Prefeitura e Ministério da Saúde. Diariamente estão trabalhando em ritmo acelerado, 32 operários para que ainda este ano a unidade seja inaugurada. Localizada às margens da BR 407, ao lado do 3º BPM, no bairro Castelo Branco, a UPA vai trazer para o município um novo modelo de atendimento na saúde, desafogando as filas nos hospitais e levando mais qualidade de vida e conforto para a população.


A unidade vai funcionar como mais um serviço de referência em urgência e emergência, com atendimentos de média complexidade (atendidos atualmente pelas emergências hospitalares), como procedimentos de pequenas cirurgias, nebulização, observação e medicação.


O vendedor ambulante, Eugenilton Lino da Silva, 49 anos, que reside no Castelo Branco, acredita que a unidade vai beneficiar muito a comunidade. “Tenho certeza que será um serviço para melhorar a saúde e facilitar os atendimentos. O bairro já possui um posto de saúde com uma equipe que atende com atenção e se é para beneficiar nossa vida tenho esperança que vai funcionar com qualidade”, disse.


A UPA funcionará com 4 médicos por plantão, sendo dois clínicos gerais e dois pediatras, além de enfermeiros, técnicos e demais profissionais de saúde que comporão a equipe multidisciplinar. A expectativa para o funcionamento da UPA é boa, afirma a comerciante do Castelo Branco, Cirlene Santiago, 40 anos. “Vai facilitar a vida de muita gente que mora perto da unidade. Quando alguém da minha família tiver algum problema grave não precisaremos levá-los mais ao Centro. O deslocamento será menos complicado”, afirmou.


“Estando num local estratégico, a unidade vai melhorar os atendimentos, que serão realizados mais rápidos. Vamos continuar avançando para melhorar os serviços. Mais duas unidades de saúde (USF) estão sendo construídas, no Mandacaru e Parque Residencial e mais 15 USF estão previstas para serem construídas no município”, informou o secretário de saúde, Ubiratan Pedrosa.


A UPA virá para reorganizar a rede de emergência e urgência do município e funcionará interligada com os hospitais, Unidades de Saúde da Família (USF) e SAMU. Estão sendo investidos em obras R$ 1,180 milhão e R$ 820 mil em equipamentos.

 
 Ascom/PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *