
A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA/24 horas) de Juazeiro e do Vale do São Francisco vem aumentando consideravelmente o número de atendimentos oferecidos à comunidade local.
De abril a maio deste ano, a assistência à população aumentou em 20%, aumentando também os custos com a unidade.
“Isto significa que mais pessoas estão usando os serviços da UPA e que os atendimentos são de qualidade. É importante cuidar bem das pessoas e o município fica muito feliz porque os casos estão sendo resolvidos de forma rápida e resolutiva, através de uma atenção especial da equipe”, afirmou o secretário da Saúde, Cássio Garcia.
O secretário relembra ainda que com a inauguração da UPA, a Saúde do município melhorou sensivelmente. “Este quadro também demonstra que aquela situação de crise na Saúde que Juazeiro vivia anos atrás é uma realidade distante agora, já que a procura por hospitais de grande porte tem reduzido e, consequentemente, podemos ver que as filas diminuíram também. A unidade tem recebido de forma segura todos os casos de pequena e média urgência”, acrescentou.
De agosto de 2012 a maio de 2013, a UPA já realizou 47,5 mil atendimentos a adultos e crianças. Em média, no último mês, 7 mil pessoas foram atendidas na unidade e 250 diariamente. Em abril receberam cuidados na UPA 5 mil pessoas e por dia 160 foram assistidas, comprovando o aumento do fluxo. A capacidade da unidade é para prestar 300 atendimentos diários. O aumento dos atendimentos provoca o aumento dos custos. A UPA está custando, em média, ao município, R$ 700 mil/mês, com um repasse da União de apenas cerca de R$170 mil.
Para a dona de casa, Renata Gonçalves da Silva, 30 anos, moradora do bairro Alto do Alencar, o atendimento da UPA está de parabéns. “Minha filha estava apresentando cansaço e dificuldades para respirar e recebeu com rapidez tudo que precisou: medicamento e nebulização”,destacou.
A opinião do morador do Alto do Cruzeiro, Joelson José de Jesus brito, 27 anos, foi a mesma. “Estou aqui pela primeira vez e adorei a recepção e o atendimento dos enfermeiros e dos médicos. Espero não ficar doente de novo, mas se isso acontecer pretendo voltar para cá”, falou sorrindo.
A primeira UPA de Juazeiro, resultado da parceria da Prefeitura de Juazeiro e Governo da Bahia, está aberta todos os dias com 140 profissionais trabalhando, sendo eles, 4 médicos por plantão, dois emergencistas e dois pediatras, além de enfermeiros, nutricionista, farmacêutico, auxiliar de farmácia, técnicos e demais profissionais de saúde.
“Agora estamos aguardando o resultado da avaliação dos técnicos do Ministério da Saúde e da SESAB, que estiveram na unidade no mês passado para realização de vistoria na estrutura física, nos equipamentos e recursos humanos. A ação visa concluir o Processo de Qualificação para que com isso a UPA tenha garantido um aumento do valor do custeio mensal repassado pelos governos Federal e Estadual. Com isso, poderemos investir mais e melhorar os serviços”, concluiu o gestor da pasta, Cássio Garcia.
A UPA está localizada às margens da BR 407, ao lado do 3º BPM, no bairro Castelo Branco e está funcionando desde 22 de agosto de 2012, como mais um serviço de referência em urgência e emergência no município.
Por Vânia Castro/SESAU