Prefeitura de Petrolina realizará Campanha de Prevenção contra DST durante o São João


 Durante os nove dias de São João, que começa a partir desta quarta-feira (22) em Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Espaço Vida, estará realizando trabalhos de prevenção em todos os polos da cidade. Durante a mobilização, profissionais da SMS estarão nas ruas abordando o público, com o intuito de distribuir preservativos e panfletos educativos alertando sobre a importância da prevenção para evitar as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e até mesmo uma gravidez não programada.
De acordo com o coordenador do Programa Municipal de DST, HIV/Aids e Hepatites Virais, Anderson Andrade, para atender a estrutura do evento, foi organizado um cronograma, com o propósito de atender satisfatoriamente ao que foi programado. “Temos a lista dos polos e locais estratégicos, de grande movimentação por onde nossa equipe fará a entrega de preservativos, desenvolvendo também o trabalho educativo, passando o máximo de informações possíveis, procurando sempre conscientizar a população”, afirmou. A expectativa do Programa é de que sejam distribuídas uma média de 14 mil preservativos por dia.
Durante o São João, a equipe de profissionais da SMS falará também sobre a importância de fazer o “Fique Sabendo”, logo após o período junino. O objetivo é realizar o teste rápido para diagnóstico do HIV/Aids e Hepatite C. O Coordenador Anderson Andrade lembra que 30 dias após o São João, as pessoas devem voltar ao Centro de Orientação e Apoio Sorológico (Coas) para realizar um novo teste para diagnóstico das doenças.
O Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) realiza diariamente o acompanhamento e tratamento de pacientes do Programa Municipal DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais. No local, são dispensados atendimentos com médicos, psicólogos, enfermeiro, farmacêutico e assistente social. No Centro de Orientação e Apóio Sorológico (Coas), a população pode realizar o “Fique Sabendo”, teste rápido para diagnóstico do HIV/Aids e Hepatite C. No Coas, a comunidade também pode realizar outros exames e tem acesso gratuito a preservativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *