Direto de Casa Nova

 

Veja as atrações da 24ª Edição da Festa do Interior2011


Promovida anualmente, pela Prefeitura de Casa Nova, no mês de julho, a Festa do interior, já em sua 24ª edição é uma manifestação cultural das crenças, hábitos e tradição da cultura popular do cidadão casanovense que mora no interior do município. Este ano, a festa, acontece nos dias 08, 09 e 10 de julho e traz uma programação diversificada de forró, axé e brega. Na quinta-feira,7, acontecerá a escolha da Rainha, com Desfile no Pátio da Festa.


Com o objetivo de valorizar o artesanato, promover o turismo e o patrimônio cultural, a Festa do Interior é uma tradição e valorização do homem do campo, da produção econômica e dos valores culturais; e foi criada com a finalidade de fazer com que este homem do campo trouxesse seus produtos, para troca de saberes e comercialização, partindo do princípio de que todo espaço ou lugar possui uma significação de existência que o torna singular, definidor de uma identidade que vem constituir pertencimento pelas práticas exercidas no cotidiano da comunidade de modo a consolidar uma referência de pertencimento do lugar.


De acordo com o prefeito Orlando Xavier, quando esta festa é realizada, surgem saberes peculiares que atravessaram muitas existências das comunidades envolvidas em suas práticas simbolizadas nas comidas, no artesanato, celebrações e demais manifestações culturais.


Programação:

Quinta – Feira – 07/07

Escolha da Rainha da Festa às 17 horas


Sexta-feira – 08/07


NENÉM UCHOA
FURAÇÃODOFORRÓ
FORRÓ DA CURTIÇÃO
SERGIO DO FORRÓ

Sábado 09/07

PRACATÚ
ESTRELA GUIA
FORRÓ MORAL
ROBERTA MIRANDA
TARGINO GODIM


Domingo 10/07
RUBENS
GILDO
BLACK STYLE
SEU MAXIXE
FRANK VIANA E BANDA

 

 

Ascom/PMCN

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direto de Casa Nova

 

Prefeitura diz que chegou a um acordo com Aplb

Nota de Esclarecimento

A prefeitura de Casa Nova informa que estabeleceu acordo, na última quarta-feira (15), com APLB -Sindicato, na Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Juazeiro, no sentido de promover aumento do salário da categoria, igualando-o ao Piso Nacional. Para tanto, assinou na manhã de hoje (16) o projeto de Lei, encaminhando-o em caráter de urgência à Câmara de Vereadores para devida apreciação e votação.

Quanto à reforma e ampliação das escolas municipais, a prefeitura informa que já vinha realizando o levantamento para as devidas melhorias, portanto estas reformas já faziam parte do cronograma de prioridades do município.

No que diz respeito aos ônibus escolares, informamos que a administração já possui uma frota de 70 ônibus e realizará a aquisição de mais 5 ônibus escolares para comportar todo o alunado, com profissionais devidamente capacitados, inclusive os ônibus são monitorados via satélite.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direto de Casa Nova

 

Casa Nova comemora emancipação política com a realização 9º Motocross 2011


A Prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria de Esporte Cultura e Turismo, realiza nos dias 18 e 19 de maio 9º Motocross 2011, em homenagem aos 132 anos de emancipação política do município, que acontece no próximo dia 20 de maio. De acordo com o secretário da pasta, Itamar Rocha, O Motocross (frequentemente encurtado para (MX) ou MotoX) é uma modalidade desportiva de motovelocidade, praticada sobre motocicletas. “A população do Município vai poder vivenciar momentos de pura adrenalina neste final de semana”, diz.


Itamar explica que as corridas de motocross são ricas em imagens, o esforço dos pilotos em ultrapassar seus limites e de suas motos, em cada curva aumentando a velocidade e em cada salto adquirindo mais altura, faz desse esporte um imã para quem assiste e não deseja perder uma imagem.


“As provas são divididas em varias categorias, onde grosseiramente podemos dizer que são amadores e profissionais, nas provas realizadas pelos profissionais as baterias podem durar ate 20 minutos, nas baterias amadoras 10 minutos. A sinalização em uma prova de motocross ocorre geralmente por placas ou bandeiras, cada cor de bandeira tem um significado. As categorias para esta competição são: Nacional Força Livre, Nacional até 230cc, 125 à 200 cc e Amador Local”, conclui.


O evento acontece na pista de Motocross, na Avenida AABB, com início no sábado (18), com treino livre, a partir das 15h e no domingo começam as competições a partir das 9h e a premiação é de 7 mil reais e troféus, para os classificados do primeiro ao quinto lugar, nas quatro categorias. As inscrições serão realizadas no local.


Maiores informações pelos telefones (74) 8817-5014 / 2264-2263 Ramal 230, falar com Itamar Rocha.

Ascom/PMCN

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direto de Casa Nova

 

Liberados Convênios para Recuperacão de Estradas Vicinais no Municipio de Casa Nova  

 

Aprovado convênio para Recuperacao de Estradas Vicinais no Municipio de Casa Nova compreendendo os seguintes trechos: 01. BR235 ao Povoado de Dunas; 02. BR235 Santana do Sobrado ao Povoado de Maria Preta; BR 235 Santana do Sobrado ao Povoado de Maria Preta e Jurema. Número Convênio: 737310 Objeto: Recuperacao de Estradas Vicinais no Municipio de Casa Nova compreendendo os seguintes trechos: 01. BR235 ao Povoado de Dunas- 02. BR235 Santana do Sobrado ao Povoado de Maria Preta- BR 235 Santana do Sobrado ao Povoado de Maria Preta e Jurema Órgão Superior: MINISTERIO DA INTEGRACAO NACIONAL Convenente: CASA NOVA PREFEITURA Valor Total: R$2.531.250,00 Data da Última Liberação: 10/06/2011 Valor da Última Liberação: R$1.580.679,71

Portal Casa Nova

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direto de Casa Nova

 

Prefeitura divulga nota de esclarecimento sobre a greve dos professores no município


A Prefeitura Municipal de Casa Nova lamenta profundamente a forma maliciosa com que a direção da APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia) vem agindo neste município, indo ao encontro dos princípios que norteiam o movimento sindicalista e desrespeitando até mesmo o profissionalismo dos meios de comunicação da região induzindo-os a publicarem inverdades.

 

Diante dos últimos acontecimentos esclarecemos:


Em nenhum momento as aulas no município de Casa Nova foram suspensas devido a essa mobilização, pois a adesão desde o início do movimento sequer chegou a 10% dos professores da rede municipal, ou seja, dos cerca de 950 professores menos de 100 aderiram à greve.


Mesmo assim, o prefeito de Casa Nova, Orlando Nunes Xavier, recebeu em seu gabinete na última quinta-feira (09) os representantes do sindicato para discutir a pauta de reivindicações, oportunidade em que foram acordados muitos pontos, ficando agendada outra reunião na sexta-feira (10) para as conclusões finais.


Coincidentemente, na sexta-feira (10), o judiciário entendeu o movimento grevista como ilegal, e exigiu o retorno imediato dos professores as aulas sobre pena de multa diária de R$ 5 mil.


A Ação Civil Pública foi impetrada pelo município logo após a invasão da prefeitura no dia 02 de maio quando os grevistas chegaram inclusive a quebrar a porta do prédio e não após a reunião de quinta-feira como deixa entender o sindicato.


A APLB falta com a verdade ao divulgar nota na imprensa informando que a reunião da sexta-feira (10) não teria acontecido devido à ausência do prefeito, Orlando Nunes Xavier, o que não procede, na realidade, conforme documento anexo, a própria diretora do sindicato senhora Maria do Carmo da Rocha Braga assinou e encaminhou a prefeitura ofício nº 36/2011 condicionando a imediata suspensão da ação judicial à continuidade do diálogo.


Portanto, fica claro que não foi o prefeito que traiu os professores e sim a própria Maria do Carmo esquivando-se em participar das discussões finais.


Mesmo a direção da APLB tendo abortado as negociações o prefeito Orlando Xavier se compromete em cumprir com todas as prioridades acordadas como, por exemplo, o pagamento do piso nacional, para tanto o Projeto de Lei já está sendo elaborado e nos próximos dias será encaminhado a Câmara Municipal para devida apreciação e votação dos vereadores.

 

 

Ascom/PMCN

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direto de Casa Nova

 

 

 Professores decidem hoje rumo do movimento grevista

 

Nesta terça – feira (14), às 16h, na colônia dos pescadores de casa Nova, os professores da rede municipal, que estão com as atividades paralisadas há mais de 40 dias, pretendem decidir os rumos do movimento e analisar a decisão judicial.  Segundo a APLB, o prefeito de Casa Nova, Orlando Nunes Xavier não compareceu à reunião da última sexta-feira (10), que poderia ter dado fim a greve.  Na ocasião, a categoria esperava que Orlando assinasse o documento que continha os pontos negociados um dia antes (9) com o gestor municipal.  “Nós consideramos isso uma traição, uma vez que a categoria estava em negociação e ele (o prefeito) fez uma brincadeira dessas com a gente. Isso significa dizer, que não há interesse nenhum do gestor e nem da secretária de Educação Alda Xavier, irmã dele, com a educação do município”, desabafou a diretora da APLB Sindicato, Maria do Carmo. 

 

 Além da não assinatura do acordo, os professores sofreram outra retaliação. Para “surpresa do grupo, o poder judiciário entendeu o movimento grevista como ilegal, e exigiu o retorno imediato das aulas sobre pena de multa diária de R$ 5 mil”, revelou a sindicalista.

 

Desde o dia 02 de maio, professores da rede municipal de Casa Nova realizam fato inédito na história do município. No dia 25 de maio, para pressionar o poder executivo, os docentes decidiram acampar em frente à prefeitura.

 

Na tarde do último  domingo (12), os grevistas que estão acampados há 19 dias se reuniram no Colégio Estadual Getúlio Vargas em Assembléia Geral Extraordinária, e decidiram manter a paralisação.

 

 

 Com informações de Jean Britto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direto de Casa Nova

 

Prefeito Orlando Xavier não comparece a reunião com professores e a greve continua

Segundo a APLB, o prefeito de Casa Nova, interior da Bahia, Orlando Nunes Xavier não compareceu à reunião de sexta-feira (10), que poderia ter dado fim a greve dos professores, deflagrada há quase dois meses. Na ocasião, a categoria esperava que Orlando assinasse o documento que continha os pontos negociados um dia antes (9) com o gestor municipal. 
“Nós consideramos isso uma traição, uma vez que a categoria estava em negociação e ele (o prefeito) fez uma brincadeira dessas com a gente. Isso significa dizer, que não há interesse nenhum do gestor e nem da secretária de Educação Alda Xavier, irmã dele, com a educação do município”, desabafou a diretora da APLB Sindicato, Maria do Carmo. 
Além da não assinatura do acordo, os professores sofreram outra retaliação. Para “surpresa do grupo, o poder judiciário entendeu o movimento grevista como ilegal, e exigiu o retorno imediato das aulas sobre pena de multa diária de R$ 5 mil”, revelou a sindicalista. 
Desde o dia 02 de maio, professores da rede municipal de Casa Nova realizam fato inédito na história do município. No dia 25 de maio, para pressionar o poder executivo, os docentes decidiram acampar em frente à prefeitura.
Na tarde deste domingo (12), os grevistas que estão acampados há 19 dias se reuniram no Colégio Estadual Getúlio Vargas em Assembléia Geral Extraordinária, e decidiram manter a paralisação. Os educadores pretendem decidir os rumos do movimento e analisar a decisão judicial na próxima terça – feira (14), às 16h, na colônia dos pescadores do município. A greve completa hoje 41 dias.

Jean Brito

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direto de Casa Nova

Avançam negociações entre Prefeitura de Casa Nova e APLB


O prefeito Orlando Xavier esteve reunido, na manhã de ontem (9), com representantes da APLB – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, para realizar negociações com a categoria. Na pauta da reunião foram discutidas questões relacionadas à Reestruturação do Plano de Cargos e Carreira, Remuneração e Estatuto do Magistério; Piso Salário Nacional, Merenda Escolar, Transporte Escolar, Funcionamento dos Conselhos de Educação, Alimentação Escolar, Fundeb, Imposto Sindical e Consignação dos Planos de Saúde.


Participaram da reunião o prefeito Orlando Xavier, secretários de Educação, Alda Nunes, de Governo, Paulo Sérgio Brito, de Finanças Nilton Cézar Meira, Procuradora do Município, Maria Ivonete Januário, presidente da APLB, Maria do Carmo Rocha, representante da CUT, Domingos Rocha, advogado da APLB, Rafael Amorim e professores.


Durante o encontro foram definidas prioridades para reformas nas escolas municipais, Senador e Jóia de Cristo, localizadas na sede de Casa Nova, e nas Escoas de Bem Bom, Santana do Sobrado, Pau a Pique. O prefeito destaca que sempre esteve aberto ao diálogo para as discussões e avalia de forma positiva esse início de negociações com
APLB. “Estamos realizando levantamentos para que nossas decisões contemplem as solicitações da APLB. Estou apto a resolver tais questões o mais rápido possível, para o bem da educação do nosso município”, diz.


De acordo com o advogado da APLB, Rafael Amorim, estas negociações promovem melhoramento do nível da educação do município de Casa Nova.


“Tivemos avanços importantes com as discussões aqui realizadas e pretendemos avançar mais ainda, para solucionar o impasse”, conclui. A próxima reunião entre prefeitura e APLB, acontecerá nesta sexta-feira (10), a partir das 16h, no Gabinete do prefeito.

 

 

Ascom/PMCN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direto de Casa Nova

 

Vereador repudia greve dos professores municipais 


Nesta Terça-feira (07) teve sessão na Câmara de Vereadores de Casa Nova às 19h30 minutos. Em sua fala, o vereador Leonardo, Repudia a Greve dos professores e afirma que a mesma não terá suas principais reivindicações atendidas. E, que com a estadia dos professores na frente do prédio da prefeitura, já acabaram a “grama”, e , estão destruindo o meio ambiente. “Seria uma vergonha se viesse uma comissão de deputados para Casa Nova para resolver os problemas dos professores. É uma prova que nesta Casa Não teria vereadores, não teria políticos, em precisar que os deputados venham intervir em questões do município”, disse.



fonte: portalcasanova.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direto de Casa Nova

 

Prefeito de Casa Nova assina Plano de Ação dos Serviços Sócio-assistenciais

 

 

O prefeito de Casa Nova, Orlando Xavier, assinou ontem (6), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, o Plano de Ação de Assistência Social 2011. O plano contempla a regularização dos pagamentos dos financiamentos no setor e o planejamento de 2001. Durante o evento, que contou com a participação de prefeitos baianos e do secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), Carlos Brasileiro, foi apresentado também, o Programa de Aquisição de Alimentos e do Leite, além das perspectivas de parceria com os municípios e o Selo Unicef Município Aprovado.

Na visita a capital baiana, Orlando Xavier esteve reunido, na manhã desta segunda-feira, com o Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner para o Lançamento do Programa Pacto pela vida, o programa ontempla a implantação de políticas publicas de segurança e a parceria entre o Estado, Municípios e a sociedade.

 

 

 Ascom/PMCN

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

direto de Casa Nova

Cidade em Clima de São João

Acontece neste sábado no Centro Social, o São João da Família. Com a animação de Cido do Acordeom e Banda. Haverá Comidas típicas, “Pula-Pula” para a criançada, e ainda, apresentação do Grupo Sorriso. Os organizadores do evento convidam a todos. A festa começa apartir das 06 horas da tarde. O são João conta com o apoio do Portal Casa Nova. com .

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

direto de casa nova

Prefeitura de Casa Nova presta contas à população através do Portal da Transparência

Prefeitura de Casa Nova esclarece: Em virtude de nota publicada neste conceituado Blog, informamos que o município de Casa Nova, não se encontra impedido de receber recursos da União e do Estado, pois o Portal Transparência Casa Nova está, sim, em funcionamento e disponível para toda a população.O Portal Transparência Casa Nova é um canal pelo qual o cidadão pode acompanhar os gastos realizados no município – com compras e contratação de obras e serviços, por exemplo, assim como as receitas arrecadadas.   Ao acessar essas informações através do site o cidadão fica sabendo como o dinheiro público, oriundo, em grande parte, dos impostos pagos está sendo utilizado, podendo ajudar a fiscalizar a sua correta aplicação.

 

Os casanovenses podem acompanhar, além disso, de que forma os recursos públicos do município estão sendo usados ampliando as condições de controle desse dinheiro.

 

De acordo com o prefeito de Casa Nova, Orlando Xavier, o objetivo é aumentar a transparência da gestão pública e contribuir para o aumento da conscientização da importância da participação da sociedade na Administração Pública.

 

No Portal, as informações estão disponíveis ao usuário em linguagem simples e com navegação amigável, podendo ser acessada sem qualquer restrição ou necessidade de uso de senhas, em uma versão compreensível, inclusive, por pessoas sem familiaridade com o sistema orçamentário-financeiro brasileiro.

 

Ascom/PMCN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com