Direto de Santa Maria da Boa Vista


AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE BARRAGEM DE RIACHO SECO MOVIMENTA SANTA MARIA

Durante quase cinco horas, representantes da Chesf, Vereadores, Sindicatos, Movimentos Sociais, representantes do Governo do Estado, deputado Odacy Amorim e a população, discutiram a implantação da Barragem de Riacho Seco.

Em clima de cobranças, vereadores se juntaram a movimentos sociais e sindicatos, para lembrar a Chesf dos compromissos não cumpridos com a população reassentada no Projeto Fulgêncio, quando da construção da barragem de Itaparica.

De acordo com o presidente da Câmara de Santa Maria, Vereador Tatá Medrado, “a Chesf ainda não cumpriu muitos dos itens do acordo que firmou com o município quando implantou o projeto Fulgêncio, agora a barragem de Riacho Seco está sendo discutida. Mas nós vamos continuar provocando audiências públicas, convocando a Chesf, os movimentos sociais e a população, para cobrar o cumprimento das pendências e principalmente, a participação efetiva da população dos municípios atingidos pela barragem, em todo o processo de definições desse empreendimento”.


Representantes da FETAPE, sindicatos e do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), se declararam contrários a construção da barragem e prometem causar muita discussão até a conclusão das negociações.

O ex-prefeito de Santa Maria, presidente da Valexport e membro da Comissão dos trabalhos da Barragem Riacho Seco, José Gualberto, lembrou a importância da participação de todos nas discussões do projeto Riacho Seco. “Não podemos nos omitir nesse processo. A barragem é um assunto do Brasil, de Pernambuco, mas principalmente, é um assunto nosso, de todos que serão atingidos em seus negócios, suas moradias, suas raízes culturais, etc. Estamos buscando conversar com a Chesf, com o governo do Estado e vamos precisar da união dos municípios atingidos para lutarmos por um processo transparente, democrático e benéfico para a população”.

O governo federal aguarda liberação do IBAMA para poder realizar o leilão da construção da Barragem Riacho Seco. Com o empreendimento energético, serão atingidos os municípios de Juazeiro, Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria, Orocó e Curaçá. No entanto, Curaçá e Santa Maria serão os mais atingidos.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *