Química do amor marca abertura do I Simpósio de Química do Vale do São Francisco

 

 A palestra de abertura do I Simpósio de Química do Vale do São Francisco, que movimentou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IF Campus Petrolina, no final da tarde da última segunda-feira (13), surpreendeu muita gente com uma série de revelações da denominada e atraente química do amor.  O professor, engenheiro agrônomo e licenciado em química, Wagner Felix falou para um público formado por professores, estudantes e profissionais das mais diversas áreas, de uma série de substâncias químicas produzidas pelo corpo humano quando a pessoa está apaixonada. Citando a Serotonina, Etamolamina e alguns Ferormônios, o professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, anunciou que, entre outras constatações, o homem se apaixona mais do que a mulher e a mulher quando se apaixona vive o amor com maior intensidade, tudo isso por que o homem produz menos Fenil-etilamina.

    

 

 Para Wagner Felix, que começou a palestra “Interatividade da Química com as diversas áreas de conhecimento”, lembrando a importância de 2011 enquanto o Ano Internacional da Química, o ser humano é pura química em tudo.  “Estudamos a constituição da matéria e a química é uma ciência experimental por excelência, uma vez que ela advém da observação dos fenômenos naturais, através da qual a matéria é transformada”.

      

 

Na solenidade de abertura dos trabalhos, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IF Sertão Pernambucano, Sebastião Rildo Diniz enumerou uma série de investimentos que estão sendo realizados pelo Instituto na região e elogiou a iniciativa da realização do evento. O diretor geral Artidônio Araújo Filho revelou que dos 2.236 alunos matriculados nos quatro cursos superiores, sete técnicos, três cursos Pro EJA e 02 cursos de pós graduação, boa parte destes, faz parte dos cursos técnico de química, médio-integrado em química e licenciatura em química, este último para formação de professores na área. Representado o Sesc, falaram Elisangela Magalhães e Geraldo Vieira Júnior.

    

 

A programação do I Simpósio de Química do Vale do São Francisco, que é uma realização do IF Campus Petrolina e Sesc Petrolina, prossegue no IF Campus Petrolina até a próximo sexta-feira, dia 17, com oito palestras e 11 oficinas abordando temas como o aproveitamento do óleo residual, a química na agricultura e fontes alternativas de energia. No encerramento, serão apresentados os trabalhos seguidos de sessão oral e painéis.

 

 

Clas Comunicação 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *