ÍNDIOS CONTINUAM OCUPAÇÃO DA SEDE DA FUNASA EM JUAZEIRO

P31-05-13_10.10[01]Índios da tribo Altamira Atikun, do município de Curaçá – BA ocuparam na tarde da última quinta-feira (30), o prédio da FUNASA em Juazeiro. Entre as reivindicações dos índios estão questões relacionadas ao saneamento básico, estrutura física e principalmente a manutenção dos serviços médicos na aldeia.

Segunda a Cacique da tribo, Dejanira Silva, há 13 anos a aldeia tenta negociar melhores condições de saneamento básico e saúde. E que, a demissão do corpo médico da aldeia sem nenhuma justificativa à cacique, motivou a ocupação do órgão. “Só vamos sair daqui quando estivermos com o médico, a Drª Tânia, com a enfermeira Meire com todo nosso pessoal que sabe cuidar da saúde do índio”, afirmou.

Dejanira enfatizou ainda, que Funasa não está dando nenhum tipo de satisfação aos índios e estão passando por cima de sua autoridade como cacique. “Então eles não são nem o cacique nem são também o responsável lá dentro. Quem é a responsável, quem é a cacique sou eu. Não são eles não, para chegar, tirar e botas sem me consultar”. Destacou.

Ainda segundo a cacique, a ocupação segue por tempo indeterminado.

Nenhum funcionário da FUNASA foi encontrado no local para comentar o caso.

Adeilton Júnior

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *