SEMINÁRIO DISCUTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE EM JUAZEIRO

blogqsp.educação ambientalA Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública realizará na próxima segunda-feira (3), das 14h às 18h, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, o ‘Seminário sobre Educação Ambiental e Meio Ambiente’.

O evento que integra as comemorações referentes ao ‘Ano Internacional de Cooperação pela Água’ (2013), o ‘Dia Nacional da Educação Ambiental’ (3 de junho); e o ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’, (comemorado no dia 5 de junho); pretende promover ações que focam a preservação ambiental e alternativas de convivência pacifica com a natureza.

“A iniciativa objetiva apresentar trabalhos e experiências voltados para a geração de conhecimentos teóricos, de produção e disseminação de técnicas e tecnologias sustentáveis e, a partir disso, promover diálogos e trocas de ideias socioeducativas e ambientais, focando a educação ambiental no contexto do bioma caatinga, do semiárido brasileiro (rural e urbano), do rio São Francisco e afluentes, além do ano internacional de cooperação pela água”, explicou Ademir Fernandes, técnico ambiental da secretaria.

O seminário será voltado para pesquisadores, técnicos, professores, estudantes, produtores rurais, lideranças comunitárias e movimentos sociais. De acordo o secretário de Agricultura Josival Barbosa, o evento será composto por cinco palestras que abordarão as duas temáticas na perspectiva do desenvolvimento, educação e convivência no semiárido, contextualizando com a realidade do bioma Caatinga, da área urbana, do campo e do rio São Francisco,

“Isso tudo será discutido através de experiências, conhecimentos, debates e trocas de ideias sobre as questões da educação ambiental e do meio ambiente diante dos diversos e intensos usos dos recursos naturais. Iremos discutir também possibilidades de proteção, conservação e restauração ambientais”, explicou o secretário.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas somente no dia, no local do seminário. Todos os participantes receberão certificado.

O seminário conta com o apoio da UNEB, EMBRAPA Semiárido, Rede de Educação Ambiental da Bahia (REABA), Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Bahia (CIEA-BA), IBAMA de Juazeiro, Secretaria de Educação e Esportes, e outras secretarias e instituições.

Confira a programação:

– Apresentação cultural.

– Realização das Palestras:

I- “Potencialidades, Problemáticas e Novas Perspectivas de Cooperações pela Água no Semiárido Brasileiro”, com Lúcio Alberto Pereira, Técnico/Pesquisador da EMBRAPA Semiárido);

II- “Educação Ambiental e Meio Ambiente: Cenários, Reflexões, Desafios e Responsabilidades” (Ademir Fernandes, Técnico da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Juazeiro, membro da Rede de Educação Ambiental da Bahia – REABA e da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Bahia – CIEA-BA).

– Debate sobre as palestras.

– Intervalo para o lanche em ambiente cultural.

– Realização das Palestras:

III- “Educação Ambiental na Universidade: Experiências e Resultados no Âmbito do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da UNEB – Campus III”, com Maria Herbênia Lima Cruz, Professora do DTCS/UNEB-Campus III;

IV- “Educação Contextualizada para a Convivência no Semiárido em Área Urbana”, com Maurício Vidal, Pedagogo e Especialista em Educação Contextualizada para a Convivência no Semiárido;

V- “Programa de Redes Ambientais para Construção do Sistema do Verde Urbano e Mobilidade Sustentável na Cidade de Juazeiro: Um Processo Participativo de Ações Contextualizadas para Convivência com o Semiárido Baiano”, com Matteo Nigro, Arquiteto, Doutorando da UFBA e Voluntário do Petrape.

– Debate sobre as palestras.

Lene Radina – Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *