Os sons dos clarins de Momo já ecoam pelo Sertão, anunciando que o Carnaval de Petrolina está oficialmente chegando! De 12 a 17 de fevereiro, a folia promete ir além da alegria nas ruas, transformando-se em um motor estratégico para a economia local. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, o sentimento entre os empresários é de otimismo, com expectativas de crescimento impulsionadas pela integração entre o varejo, o turismo e os polos culturais, com um ticket médio em torno de R$ 180,00.
Segundo levantamento realizado junto aos associados da CDL Petrolina, os comerciantes apostam em um aumento médio de 13%, nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. Os setores em destaque estão: fantasias, adereços, acessórios, roupas, calçados, alimentação e bebidas.
De acordo com o presidente da CDL Petrolina, Deusemar dos Santos, a festividade impacta positivamente o varejo e reflete diretamente na economia da cidade. “Essa é uma data que vai além da folia; ela gera emprego temporário, movimenta a rede hoteleira e faz o comerciante girar estoque. Outro dado animador, foram as prévias carnavalescas que começaram bem antes da festa oficial, ajudando a impulsionar as vendas no comércio”, destaca Deusemar.
Brasil
O Carnaval de 2026 reafirma sua posição como um dos pilares da identidade cultural brasileira, sendo uma tradição que vai mobilizar cerca de 41,4 milhões de pessoas em todo o país, representando 25% dos consumidores das capitais. De acordo com a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offewise Pesquisas, aponta que entre os entrevistados que pretendem gastar com algum produto ou serviço exclusivamente nesse período, 88% pretendem participar de alguma festividade. As celebrações mais íntimas (amigos/família) lideram com 48%, seguidas pelos blocos de rua (41%) e festas em clubes, boates ou baladas (26%).
Comunicação CDL Petrolina