Câmara de Petrolândia aprova afastamento do Vereador Cristiano da Van por suspeita de homicídio em Sessão Extraordinária

FORAGIDO, ELE FOI CAPTURADO EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE ONDE ESTAVA ESCONDIDO

Na manhã desta quarta-feira (28), a Câmara Municipal de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, realizou Sessão Extraordinária convocada por meio do Edital de Convocação nº 002/2026, para apreciação e deliberação do Ato da Mesa Diretora nº 001/2026, que resultou no afastamento do vereador Cristiano Lima da Silva, conhecido como Cristiano da Van, pelo prazo de 60 dias (sem remuneração).

A sessão foi realizada às 7h30, na sede da Casa Legislativa Aureliano de Menezes, sob a presidência do vereador Erinaldo Alencar Fernandes (Dedé de França). O pedido de afastamento foi aprovado por 11 vereadores, sendo que apenas o vereador Gilberlânio Felizardo (Gil da Cesta Básica) não assinou o requerimento, optando pela abstenção. A decisão teve como fundamento o Regimento Interno da Câmara, a Lei Orgânica Municipal e o Código de Ética do Legislativo, conforme documentos oficiais publicados no quadro de avisos da Câmara no dia 27 de janeiro de 2026.

Segundo o Ato da Mesa Diretora nº 001/2026, a medida determina o afastamento preventivo do parlamentar de todas as funções legislativas, pelo período de 60 dias, contados a partir da data de publicação do ato, em razão da gravidade dos fatos apurados e para garantir a preservação da imagem institucional da Casa.

A decisão foi fundamentada no Relatório da Comissão de Ética da Câmara Municipal, elaborado após reunião realizada no dia 27 de janeiro de 2026, às 12h, na Sala das Sessões. A comissão foi composta pelos vereadores Ednaldo Cruz Oliveira (Presidente), Herivelto Pires Ferreira (Relator) e Esdras Cordeiro de Almeida (Membro).

De acordo com a Ata da Comissão de Ética, o colegiado analisou o caso envolvendo o vereador Cristiano Lima dos Santos, que é supostamente acusado de homicídio, conforme o mandado de prisão preventiva nº 0000042-45.2026.8.17.3120.01.0001-13, expedido pela Justiça em 15 de janeiro de 2026. Por unanimidade, a comissão deliberou pela instauração de procedimento investigativo disciplinar e recomendou o afastamento preventivo do vereador durante a instrução do processo.

O relatório ressalta que a medida tem como objetivo assegurar o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa, ao mesmo tempo em que preserva a continuidade dos trabalhos legislativos e a moralidade administrativa. O procedimento investigativo seguirá em andamento até o recebimento dos documentos oficiais oriundos do inquérito policial. A partir disso, será elaborado o Relatório Final, que será encaminhado à Presidência da Câmara Municipal para a adoção das providências cabíveis, podendo, inclusive, resultar na cassação do mandato do vereador.

Além do afastamento das funções parlamentares, o ato da Mesa Diretora também determina a suspensão das atividades do gabinete do vereador, incluindo servidores a ele vinculados, durante o período de afastamento, conforme previsto na legislação vigente.

O caso está relacionado às investigações sobre o homicídio do empresário e mergulhador Samyr Oliveira, ocorrido no dia 13 de janeiro de 2026, após uma perseguição de motocicleta na Avenida Prefeito José Gomes de Avelar, em Petrolândia. A vítima chegou a ser socorrida e internada em estado gravíssimo no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no dia 22 de janeiro.

Segundo informações oficiais, Cristiano Lima foi preso hoje (28). Ele foi localizado no município de Santa Cruz do Capibaribe, onde estava foragido.

A prisão ocorreu durante uma operação da Polícia Civil, através do núcleo de inteligência de Arcoverde e de Salgueiro, que deram apoio na localização do alvo por meio de trabalho de inteligência policial.

A Câmara Municipal ressaltou que o afastamento possui caráter estritamente preventivo, não configurando julgamento definitivo, e tem como objetivo preservar a ordem institucional, a transparência do processo e o respeito às garantias legais.

O Relatório Final da Comissão de Ética, com as conclusões da apuração e eventuais sanções, será formalmente encaminhado à Presidência da Casa Legislativa, conforme o Regimento Interno e a legislação em vigor.

Por Redação Blog Petrolândia Notícias | Informações são da Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *