O Parque do Povo Rafael Coelho, inaugurado em setembro do ano passado, conta com diversas atividades, entre elas a escolinha de futebol society, que já reúne cerca de 90 alunos. As aulas acontecem de segunda a quarta-feira, nos turnos da manhã e tarde, e também aos sábados pela manhã, e são voltadas para as faixas etárias de 8 a 11 anos e de 12 a 16 anos. O espaço é gratuito e combina diversão com disciplina e foco, o que, para muitos participantes, é o caminho para conquistar o sonho de se tornar jogador de futebol profissional no futuro.
É o caso de Erick Santos, de 10 anos, que sonha em ser jogador do Flamengo e afirma que a escolinha tem sido um bom caminho. “Gosto muito daqui e quero jogar campeonatos. Aqui eu aprendo muitas coisas: cabeceio, passe, cruzamento…”, comenta o jovem. Além de planejar a carreira do futuro, o esporte tem impacto direto no desenvolvimento presente dos estudantes.
Para Carla Simone Alves, mãe de José Gilvan, de 13 anos, diagnosticado com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), a prática esportiva tem sido uma ótima estratégia para trabalhar a concentração. “Eu gosto das aulas daqui porque sai das telas, ocupa o tempo e melhora o condicionamento físico. Inclusive, é uma das terapias que ele precisa fazer”, relata a mãe. Atualmente, a escola conta com seis estudantes com diagnósticos de diferentes transtornos.
Os treinos ensinam desde os fundamentos básicos até os mais avançados do futebol society. Para o professor Napoleão Barbosa, os alunos têm apresentado um bom desempenho e as portas continuam abertas para novos interessados. “Você que quer aprender futebol e desenvolver suas habilidades pode vir aqui no Parque do Povo”, afirma o professor. A escolinha comporta até 120 estudantes, e os interessados devem procurar, juntamente com seus responsáveis, a recepção do Parque do Povo, que funciona diariamente das 5h às 22h.