HU-Univasf promove ação de prevenção e cuidado em HIV e ISTs

Neste Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização, prevenção e combate ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh), reforça ações voltadas à prevenção e ao cuidado das ISTs. Na manhã desta sexta-feira (19), usuários da Policlínica, vinculada ao hospital, participaram de uma ação de conscientização, com o objetivo de disseminar as estratégias de prevenção e de acesso ao diagnóstico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Com o slogan “Nascer sem HIV, viver sem Aids”, a campanha destaca, neste ano, a importância da prevenção da transmissão vertical, ou seja, aquela que passa da mãe para o bebê durante a gravidez, o parto ou a amamentação. O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, vinculado à Unidade de Vigilância em Saúde do HU-Univasf, organizou a iniciativa para estimular ainda o diagnóstico precoce e reforçar a importância da adesão ao tratamento.
Por meio da distribuição de preservativos e explicação das ferramentas de testagem e acompanhamento na rede de saúde, a equipe interagiu com o público com o explanações que representavam mitos ou verdades sobre o tema.
Desafios
Segundo o Ministério da Saúde, 92% das pessoas em terapia antirretroviral no país já atingiram a condição de indetectável, estado em que o vírus não é transmitido e que garante melhor qualidade de vida. Esse avanço só é possível graças ao diagnóstico precoce e à adesão ao cuidado prestado cotidianamente pelos serviços públicos de saúde.
Sobre o Dezembro Vermelho
Reconhecido no Brasil pela Lei nº 13.504/2017, o Dezembro Vermelho reúne ações que articulam o SUS, gestores públicos e a sociedade civil em torno da resposta ao HIV, à Aids e às demais ISTs.
Trata-se de uma campanha mundial que reforça a importância da prevenção, do diagnóstico oportuno e do cuidado contínuo às pessoas que vivem com essas condições.
A iniciativa enfatiza que testar regularmente e adotar medidas preventivas são passos essenciais para identificar o HIV logo no início e iniciar o tratamento no momento adequado. Nas unidades do SUS, a população tem acesso a diversas estratégias de prevenção e cuidado, como testes rápidos, preservativos, Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), medicamentos gratuitos e acompanhamento permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *