O secretário de Esportes e Lazer de Calumbi, no Sertão de Pernambuco, foi preso em flagrante por tentativa de feminicídio no Recife. Testemunhas contaram que Numeriano Luiz de Sá, que tem 64 anos e é sargento reformado da Polícia Militar, espancou com um bastão a esposa, que faz tratamento contra câncer há três anos. A mulher, de 45 anos, foi socorrida por vizinhos e levada a um hospital particular.
A prisão aconteceu na manhã da terça-feira (9), em um apartamento da família no Edifício Alfredo Bandeira, na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife. Imagens gravadas pela TV Globo mostram o homem sendo preso e, depois, a vítima, com a cabeça coberta por uma toalha, sendo levada até uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Conhecido como Nô Numeriano, ele foi candidato a vereador em 2024 pelo Partido Renovação Democrática (PRD). O g1 procurou o PRD de Pernambuco, que disse que o presidente da sigla está fora do estado e não vai se pronunciar por enquanto, e o prefeito de Calumbi, Joelson (Avante), que afirmou que não sabia do caso e, assim que possível, vai se pronunciar sobre o ocorrido.
Vizinho do casal no andar de cima do prédio, o jornalista Márcio Santos contou ao g1 que estava em casa com a companheira quando começou a ouvir a mulher gritando, por volta das 10h30.
“Os gritos eram tão altos que todo mundo ouviu. E foi todo mundo indo para a janela, tentar intervir, constranger no grito, mas a gente não tinha identificado de onde vinha o pedido de socorro. Olhei para o prédio da frente e perguntei: ‘é aí no prédio de vocês ou no nosso?’. Aí ela (uma vizinha) apontou para baixo”, disse.
O vizinho relatou que correu, imediatamente, para as escadas e desceu para o andar logo abaixo. Quando chegou, viu que estava entreaberta a porta do apartamento onde se encontrava a mulher.
“Entrei pela porta da cozinha, estavam os dois no chão: ela toda ensanguentada, ele melado de sangue dela. Os dois no chão, como se tivessem em luta corporal. Entrei gritando: ‘o que está acontecendo aqui?’ Ela (a vítima) estendeu a mão, pediu socorro. Eu disse para ele ficar parado onde estava, senão ia para cima, e retirei ela”, afirmou Márcio.
O jornalista também disse que desceu com a vítima pelas escadas e levou a mulher à casa de um vizinho de outro bloco para despistar o agressor.
“Quando a gente estava descendo pelas escadas, porque não não ia esperar o elevador chegar para caso ele voltasse, e ela dizendo que estava armado […]. Já fui no caminho pedindo para o pessoal chamar polícia e Samu”, contou.
Ainda segundo Márcio, depois que eles se abrigaram no outro apartamento, a polícia chegou e prendeu Numeriano. “A gente soube […] que ele desceu à procura dela, perguntando: ‘cadê ela? Ela sofreu um acidente’. Estava alegando que ela teria sofrido um acidente, que alguém teria pego ela”, disse. (Via: G1)
