O Datafolha divulgou neste sábado (6) uma pesquisa que mostra quem é o nome ideal para os eleitores de Jair Bolsonaro (PL) para a eleição presidencial de 2026 para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apontando como único nome da esquerda para a disputa do ano que vem.
O ex-presidente está inelegível e está preso cumprindo a pena de 27 anos por liderar um grupo acusado de tentar dar um golpe de Estado após a corrida eleitoral de 2022.
De acordo com o levantamento, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente que se declarou o nome do pai para o pleito de 2026, só é visto como candidato ideal para ser lançado pelo ex-presidente por 8% dos eleitores brasileiros.
O parlamentar fica atrás da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que conta com a preferência de 22% dos entrevistados, e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), apontado como candidato ideal para 20%.
O instituto ouviu 2.002 eleitores de 113 municípios, entre os dias 2 e 4 de dezembro, antes do anúncio feito por Flávio. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou menos.
Na comparação com a pesquisa anterior, divulgada em julho, Michelle caiu um ponto, de 23% e agora está com 22%, dentro da margem de erro de dois pontos do levantamento. Tarcísio tinha 21% e oscilou para 20%. O governador Ratinho Jr. (PSD-PR) também variou, de 10% para 12%, enquanto o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), foi de 11% para 9%.
Ainda segundo a pesquisa, o apoio de Jair Bolsonaro não é algo necessariamente positivo. Para 50% dos entrevistados, um nome indicado pelo ex-presidente nunca receberia seu voto, contra 26% que defendem um nome indicado por Bolsonaro e 21%, que talvez o fizesse. Já 3% não souberam responder.