Estudantes da rede municipal de ensino de Juazeiro estão conhecendo a história de João Gilberto e o estilo musical que ganhou o mundo com o seu jeito de cantar e as batidas do seu violão. A ação, que integra a programação do Festival A Bossa, está levando os alunos para visitar o Memorial da Bossa Nova, localizado na casa onde João nasceu e cresceu.
No espaço, o cantor e compositor Maurício Dias realizou um bate-papo musicado com os estudantes, trazendo um pouco da estrutura harmônica e melódica da Bossa Nova. “Estamos na semana do Festival da Bossa Nova e trazer as crianças aqui, neste momento, é fazê-las conhecer valores humanos da nossa cultura, para criar identidade, autoestima e enchê-las de informações. Quando ela chegar longe, no mundo, ela vai ter orgulho de dizer: ‘sou de juazeiro, margem bossanovista do rio São Francisco’”.
Aluna da Escola Municipal Haydée Fonseca Falcão, Lyvia Vitória Fagundes visitou o Memorial da Bossa Nova pela primeira vez. “É minha primeira vez aqui e eu gostei muito porque a gente aprendeu sobre música, sobre João Gilberto e conheceu a casa onde ele morou”, disse a estudante.
Conheça o Memorial
O memorial Casa da Bossa Nova funciona na Praça Imaculada Conceição (Praça da Bandeira), nº 20, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. “Juazeiro pode se orgulhar da Bossa Nova, porque aqui nasceu João Gilberto. Eu convido a todos para visitar esse espaço onde João deu seus primeiros passos na música e na vida”, frisou Grotinha Benvindo, uma das responsáveis pelo espaço.
A visitação ao espaço é gratuita.
—
Ascom/PMJ
Fotos: Maria Clara Oliveira