Com 70% dos serviços executados, o empreendimento tem investimento total de R$ 226 milhões
A cidade de Juazeiro, na Bahia, é um importante polo econômico do estado. Junto com o município de Petrolina (PE), forma um dos principais corredores logísticos da Região Nordeste.
Esse cenário evidencia a necessidade da execução das obras de adequação de capacidade que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está realizando na Travessia Urbana de Juazeiro, na BR-235/407/BA.
O empreendimento está com 70% dos serviços previstos executados e tem investimento do Governo Federal de R$ 226 milhões.
Contemplado no Novo PAC, a obra prevê intervenções que vão melhorar o fluxo de veículos que trafegam pela região, principalmente de carga. Entre as mudanças significativas no tráfego, está o fim do conflito entre o fluxo urbano e o rodoviário, principalmente nos pontos de cruzamento entre a rodovia e as vias principais de Juazeiro.
Conclusão
Até julho de 2026, o Dnit deve entregar aos usuários cinco viadutos, todos com quatro faixas de rolamento mais acostamento; quatro interseções em rótula; além da duplicação de 5,3 quilômetros na BR-407/BA.
Já foram entregues e estão em uso a pavimentação da BR-235/BA e parte da pavimentação da BR-407/BA, num total de quatro quilômetros de pista principal e 2,76 quilômetros de pistas marginais, beneficiando os bairros do Alto do Alencar, Castelo Branco, Alto do Cruzeiro, João XXIII e acesso ao Centro pela Av. Adolfo Viana. As estruturas de quatro dos cinco viadutos também estão concluídas.
Atualmente, estão sendo realizados os serviços de demolição da antiga estrutura de viaduto (banca) e paralelamente na construção do novo viaduto, executando serviços como fundações em estaca raiz, fabricação de pré-lajes, pilares e laje de aproximação das rampas de acesso.
Nas pistas laterais, estão em andamento a escavação para troca de solo e a construção de calçadas e meio-fio. Com a conclusão da obra, o DNIT dará melhores condições de acesso a Juazeiro, além de garantir mais conforto, segurança e fluidez aos usuários que transitam pelo município.

Atenção para restrições no período das obras:
Durante as intervenções, é imprescindível que os usuários respeitem a sinalização e as restrições de tráfego.
- Veículos leves, ônibus e caminhões de 2 e 3 eixos com Peso Bruto Total (PBT) até 26t estão permitidos em qualquer horário.
- Caminhões de 4 eixos com PBT até 36t (bitruck, não articulados) são permitidos entre 10h e 16h, e das 22h às 6h.
- Caminhões articulados a partir de 4 eixos, com PBT até 48,5t são permitidos apenas no período entre 22h e 6h.
- Veículos de 7 eixos, conhecidos como bitrem, somente poderão transitar com as carretas desatreladas.
- Caminhões com 9 eixos, tipo cegonha e pranchas rebaixadas não têm permissão de circulação em nenhum horário.
Somente nos finais de semana, a partir das 14h do sábado, caminhões articulados, com PBT até 48,5t, poderão transitar normalmente. Os demais veículos pesados (bitrens, caminhões de 9 eixos, cegonhas e pranchas rebaixadas) seguem proibidos de circular.
